Estrada Romana
Estrada Romana
Estrada Romana

A pouco menos de um quilómetro da localidade de Alqueidão da Serra, esta é presenteada por uma Via Romana e pelo interesse dos responsáveis que a mantiveram em bom estado de conservação. É das poucas vias romanas existentes em Portugal que se mantiveram fiéis à origem, conservando atualmente, neste caso, um troço de cem metros de extensão e quatro de largura.

A presença dos romanos neste território implicou a necessidade de construção de redes viárias que lhes permitissem a circulação de bens e pessoas, sendo dos poucos vestígios a descoberto. É uma construção entre os sécs I a.C. e I d.C., fazendo a ligação da localidade de Scallabis (Santarém) e Collipo (Leiria), dois polos administrativos importantes da era romana. Com efeito esta ligava-se à trilogia das vias que ligavam Sellium (Tomar) ao porto de Paredes de Vitória (Alcobaça) e à localidade de Conímbriga (Coimbra).

Estrada Romana
Estrada Romana

Como é sabido pelos interessados, as vias deixadas pelo Império Romano serviram também de aproveitamento para a circulação de pessoas e bens nos séculos seguintes. Esta, situada no lugar da Carreirancha, teve um outro momento histórico nos finais do século XIV quando conduziu Nuno Álvares Pereira ao campo Militar de São Jorge, na véspera da grande batalha de Aljubarrota.

Classificação

Este troço de via está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 36.641' W 008 46.177'  (39.61068, -8.76962)

Temas / Tags

Alqueidão da Serra, publicado em por