Contudo e na senha de localidade de serra, é possuidora de um historial invejável que se entranha na história profunda de milénios, marcando a sua presença humana ao tempo da pedra, do bronze e outros, segundo vestígios documentais e achados. Uma terra com variedade de estilos desde a Pré-história e cuja presença se acentuou com os romanos através da sua via romana que permitia o escoamento do ferro e de um nome muçulmano de Alqueidão herdado por este povo, atribuído a ocorrência de tufos calcários, e dando assim origem à sua exploração.
Um nome que lhe permite a grandeza que lhe é devida com os seus quatro auxiliares que formam com o Alqueidão, como o da Murada (devido à serra com o mesmo nome), o dos Alhos (devido à abundância do cultivo destes), o das Contas (devido à fabricação de rosários e terços em contas de osso) e, finalmente, da Serra pela sua localização, a qual se manteve até aos dias de hoje.
O prestígio da terra faz das suas gentes trabalhadoras a arte de saber trabalhar na agricultura, pecuária e pastorícia, da caça e da apicultura e, finalmente, a exploração do calcário nestas últimas décadas que tornaram Alqueidão na capital da calçada portuguesa.
A juntar a todos estes meios de subsistência, a Junta de Freguesia de Alqueidão da Serra oferece uma escolha turística das suas belas paisagens e locais para os amantes da natureza com os passeios pedestres e de bicicleta.