Igreja Nossa Senhora da Conceição
Originalmente edificada ao mártir S. Sebastião, é incerta a fundação deste templo. Foi vítima de constantes reformas, que contribuíram para uma mudança de caraterísticas da igreja primitiva para o que se vê na atualidade.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Originalmente edificada ao mártir S. Sebastião (aqui situava-se a ermida de dimensões reduzidas datada de 1516 e denominada de Ermida de São Sebastião das Arieiras), é incerta a fundação deste templo.

Descrição

Posicionada longitudinalmente, de uma planta retangular, é formada por uma nave e capela-mor.

A fachada é delimitada por cunhais de pilastras, rematada com um frontão triangular. É rasgada por um portal de verga reta, sobrepujado por uma janela em arco de volta perfeito com um gradeamento. O frontão está encimado por uma cruz.

À direita está adossada a esta a torre sineira quadrangular..

No seu interior a nave é coberta por uma abóbada de berço decorada com pinturas policromadas, de temas barrocos, envolvendo o medalhão central com a figura da Imaculada Conceição.

Possui quatro altares laterais setecentistas de talha dourada. As paredes estão revestidas a azulejos azuis e brancos do século XVIII, com episódios da vida da Virgem.

Classificação

Está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Peniche
ou neste concelho Peniche
Outras localidades deste concelho Peniche

Localização

Coordenadas GPS: N 39 21.383' W 009 22.938'  (39.35638, -9.38230)

Temas / Tags

Peniche, publicado em por