Forte da Consolação
Forte da Consolação
Tendo também o nome de Forte de Nossa Senhora da Consolação, esta fortaleza surgiu no âmbito de reforçar a defesa da enseada de Peniche cruzando fogo com a fortaleza da vila.
Forte da Consolação
Forte da Consolação
Forte da Consolação

Esta edificação ocorreu em 1641 a mando do D. Jerónimo de Ataíde, Conde de Atouguia e Senhor de Peniche.

Num espaço de cento e cinquenta anos o forte teve campanhas de obras e também foi vitima do grande terramoto sofrido em 1755 que destruiu parte da bateria voltada para o mar. As obras foram feitas no âmbito de ampliações, sendo a primeira para a estrutura da plataforma e a segunda que visava um aumento do poder de fogo, e com isto o aumento da bateria que suportava quinze canhões para a defesa da enseada.

Descrição

Desenvolve-se numa planta estrelada com quatro baluartes triangulares e cinco plataformas onde estão dispostas as bocas de fogo, mantendo a estrutura maneirista original. O acesso ao interior é feito através de uma ponte, devido à existência de um fosso.

A entrada é feita por um portão de arco de volta perfeita, possui moldura de aparelho rusticado ladeado por duas pilastras. Encimado pelo entablamento do portão, foi colocada uma lápide com uma inscrição alusiva à edificação da fortaleza, e coroado pelo escudo Nacional.

Classificação

Está classificado com Monumento Nacional, desde o ano de 1978.

Localização

Este ponto está situado na localidade Consolação, na freguesia Atouguia da Baleia.

Coordenadas GPS: N 39 19.469' W 009 21.650'  (39.32448, -9.36083)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja Matriz da Consolação

Igreja Matriz da Consolação - Visitar Portugal

(Distância: 114 m E)
A Igreja de Nossa Senhora da Consolação está situada no largo e em frente da fortaleza, todos com o mesmo nome. Foi edificada no séc. XVIII perto do local de uma anterior ermida consagrada ao mesmo culto.

Praia da Consolação

Praia da Consolação - Visitar Portugal

(Distância: 337 m NE)
Praia da Consolação junto do forte.

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Igreja Nossa Senhora da Conceição - Visitar Portugal

(Distância: 3 km NE)
Passado dez anos da consagração de Portugal a Nossa Senhora da Conceição por D. João IV, Atouguia da Baleia declarou Nossa Senhora como sua protetora. A igreja foi edificada depois de um milagre no ano de 1693.

Fonte de Nossa Senhora da Conceição

Fonte de Nossa Senhora da Conceição - Visitar Portugal

(Distância: 3 km NE)
Com mais três títulos como a Fonte Gótica, Fonte do Infante e dos Garfos, com uma data provável de 1313, foi mandada erigir pela Rainha Santa Isabel aquando da sua estadia em Atouguia.

Igreja Matriz de Atouguia da Baleia

Igreja Matriz de Atouguia da Baleia - Visitar Portugal

(Distância: 3 km NE)
Com o nome de São Leonardo, é a única igreja erigida dedicada a este santo, e Atouguia de Baleia a única paroquia com o nome São Leonardo, em Portugal.

Pelourinho de Atouguia da Baleia

Pelourinho de Atouguia da Baleia - Visitar Portugal

(Distância: 3 km NE)
O primeiro pelourinho que homenageou a vila de Atouguia foi erguido em 1313 após as três doações de forais, contribuindo assim para que a vila se tornasse no porto mais importante do Reino.

Fortaleza de Peniche

Fortaleza de Peniche - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NW)
O projeto de fortificação iniciou-se com D. João III na construção de uma fortaleza na península de Peniche, mas só na segunda metade do séc. XVI é que teve início, sob a responsabilidade de D. Luís de Ataíde, Conde de Atouguia.

Igreja de São Pedro

Igreja de São Pedro - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NW)
Foi edificada no século XV a Capela do Espírito Santo, e foi precisamente no lugar desta que, em 1589, se fundou a Igreja de São Pedro, que estaria concluída em 1593.

Câmara Municipal de Peniche

Câmara Municipal de Peniche - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NW)
Câmara Municipal de Peniche - Largo do Município, 2520-239 Peniche

Cruzeiro de Atouguia da Baleia

Cruzeiro de Atouguia da Baleia - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NE)
Situado num lugar chamado Coimbrã, este cruzeiro foi erguido no ano de 1525 por um senhor muito devoto chamado de António da Costa.

gif