Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Passado dez anos da consagração de Portugal a Nossa Senhora da Conceição por D. João IV, a vila de Atouguia da Baleia seguiu D. João IV e, por decreto de 1656, declarou Nossa Senhora como sua protetora. Contudo só mais tarde a igreja foi edificada, e esta deve-se à ocorrência de um milagre no ano de 1693, relacionado com a imagem muito antiga da Nossa Senhora da Conceição. Por esta razão, e com o apoio da Rainha D. Maria Sofia de Neuburgo e a expensas da Misericórdia local, teve início a construção da igreja, estando as obras concluídas em 1698.

A Igreja apresenta uma planta retangular formada de nave única e capela-mor com uma fachada principal ladeada por duas torres sineiras ligadas por arcos de volta perfeita que antecedem o portal, e três janelas do coro em verga reta. É encimada por uma janela em círculo com remate em frontão contracurvo. As partes laterais também são formadas por arcos de volta perfeita.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição - interior - altar-mor
Igreja de Nossa Senhora da Conceição - altar-mor
Igreja de Nossa Senhora da Conceição - interior - coro

No interior a nave possui um coro-alto apoiado em duas colunas em mármore rosa. Apresenta duas capelas laterais e o arco triunfal que a separa da capela-mor tem no seu retábulo-mor embutidos de mármore finos.

Está classificado como Imóvel de Interesse Público

Coordenadas GPS: N 39 20.191' W 009 19.534'  (39.33652, -9.32557)

Temas / Tags

Atouguia da Baleia, publicado em por