Este pelourinho, ao contrário do cruzeiro situado à entrada da vila, tem a sua razão histórica.
Um símbolo municipal, foi construído no século XV e mostra numa face as armas da Rainha D. Leonor. Mostra na outra face uma rede, símbolo da Rainha D. Leonor, onde os pescadores trouxeram o infante, seu filho, que morreu num acidente de caça.
Situado agora por cima do Chafariz Real, na Praça de Santa Maria e em frente da Igreja Matriz, foi para ali deslocado após ter sido construído junto da igreja.
Este ponto está situado na localidade Óbidos, na freguesia Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa.
(Distância: 5 m SE)
Este chafariz maneirista construído em 1575 situa-se na Praça de Santa Maria em frente da Igreja Matriz da vila de Óbidos.
(Distância: 15 m E)
A Praça de Santa Maria, central de Óbidos, concentra diversos monumentos.
(Distância: 29 m E)
A Igreja de Santa Maria, Matriz de Óbidos, situa-se na praça com o mesmo nome ao lado de outros monumentos.
(Distância: 32 m S)
O Museu Municipal de Óbidos mostra a produção artística e religiosa da vila, com destaque para as obras de Josefa de Óbidos e de André Reinoso.
(Distância: 50 m SE)
Edificado na Idade Média, entre os séculos XIV e XV, foi o edifício que recebeu a possível Sinagoga de Óbidos ou pelo menos aqui se realizavam as orações.
(Distância: 54 m SE)
Sendo anteriormente a Capela do Espírito Santo, foi aqui criada em 1498, pela Rainha D. Leonor, a Santa Casa da Misericórdia de Óbidos.
(Distância: 57 m S)
Na sequência do projeto "Óbidos Vila Literária", uma loja de frutas foi adaptada a livraria, com produtos hortícolas e frutícolas biológicos, bem como livros.
(Distância: 104 m N)
Ao longo da vila de Óbidos existem diversas casas num aspeto original, sendo por isso motivos frequentes em quadros, miniaturas ou outros objetos. Esta casa é um desses exemplos típicos.
(Distância: 108 m E)
Conhecida como Porta do Vale, tem no seu interior uma capela-oratório com a imagem dedicada a Nossa Senhora da Graça.
(Distância: 122 m S)
A Capela de S. Martinho é um templo funerário familiar que foi edificado por Pero Fernandes, não se sabendo ao certo a data de construção.