Pelourinho de Nazaré
Pelourinho de Nazaré
Do pelourinho apenas resta a plataforma que serviu de base de sustentação, composta por quatro degraus octogonais.

Um pelourinho manuelino construído após a atribuição do foral por D. Manuel I, de que resta apenas a plataforma de sustentação e os degraus octogonais.

História

Pelourinho de Nazaré
Pelourinho de Nazaré

Porque a história levou outros contornos e caminhos, Pederneira perdeu o poder que lhe era devido que acabou por ser transferido para a povoação que hoje é conhecida como Nazaré. A estranheza deste pelourinho advém do próprio nome da localidade, baseando-se num tronco grosso como um pinheiro redondo de altura de cinco palmos de pederneira.

Por esta razão é considerado como um dos mais insólitos pelourinhos que estão relacionados com o estatuto de concelhia, sendo na sua origem umas das catorze vilas do couto de Alcobaça, apesar da existência de algumas divergências na altura.

Em 1514, no reinado de D. Manuel I, foi concedido a Pederneira um novo foral mostrando a importância desta vila na parte oeste de Portugal, mantendo-se assim nos três séculos seguintes até ser integrada no concelho de Nazaré.

Descrição

Deste segundo pelourinho Manuelino apenas resta a plataforma da base de sustentação, composta por quatro degraus octogonais, não havendo qualquer explicação para o desaparecimento do monumento.

A base é composta por quatro degraus octogonais, caraterística dos primeiros anos do século XVI, sendo a parte superior formada por um tronco grosso, símbolo de Pederneira.

Classificação

Apesar do estado em que se encontra, não deixa de pertencer aos Imóveis de Interesse Público.

Localização

Este ponto está situado na localidade Nazaré, na freguesia Nazaré.

Coordenadas GPS: N 39 35.859' W 009 03.861'  (39.59765, -9.06435)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Antiga Casa da Câmara da Pederneira

Antiga Casa da Câmara da Pederneira - Visitar Portugal

(Distância: 10 m NE)
Aqui funcionaram os Paços do Concelho de Pederneira até 1855, ano em que a Vila de Nazaré foi anexada ao Concelho de Alcobaça.

Igreja Matriz da Pederneira

Igreja Matriz da Pederneira - Visitar Portugal

(Distância: 26 m S)
Igreja Matriz da Pederneira, ou de Nossa Senhora das Areias, é um templo religioso do séc. XVI, de uma só nave coberta por uma abóbada.

Câmara Municipal de Nazaré

Câmara Municipal de Nazaré - Visitar Portugal

(Distância: 426 m NW)
Câmara Municipal de Nazaré - Av. Vieira Guimarães, Nazaré

Ermida da Memória

Ermida da Memória - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NW)
Crê-se que esta capelinha esteja ligada à lenda da imagem de Nossa Senhora que foi esculpida por São José e pintada por São Lucas.

Largo de Nossa Senhora da Nazaré

Largo de Nossa Senhora da Nazaré - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NW)
Está situado no Sítio de Nazaré, tornando este largo privilegiado, testemunha de um passado histórico religioso e patrimonial.

Coreto de Nazaré

Coreto de Nazaré - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NW)
Está localizado no Sítio da Nazaré, mais concretamente no centro do Largo de Nossa Senhora da Nazaré. É de planta octogonal e coberto por um coruchéu.

Paço Real de Nazaré

Paço Real de Nazaré - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NW)
Foi mandado edificar em 1718 pelo administrador da Real Casa de Nossa Senhora da Nazaré para alojar a Família Real pelas visitas do Rei D. João VI.

Santuário de Nossa Senhora de Nazaré

Santuário de Nossa Senhora de Nazaré - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NW)
O Santuário da Nossa Senhora de Nazaré está ligado à "Lenda da Nazaré", sendo este o primeiro Santuário a surgir em Portugal.

Hospital da Santa Casa da Misericórdia

Hospital da Santa Casa da Misericórdia - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NW)
Um dos edifícios localizados no Sítio, está situado atrás do Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, pertencente a esta Confraria.

Teatro Chaby Pinheiro

Teatro Chaby Pinheiro - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NW)
Localizado no Sítio de Nazaré, situado nas traseiras do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, este edifício é datado do princípio do século XX.

gif