O Paço Real está situado no Largo de Nossa Senhora da Nazaré, mesmo ao lado do Santuário.

História

Paço Real
Paço Real

Datado de 1718, foi mandado edificar pelo administrador da Real Casa de Nossa Senhora da Nazaré, D. Nuno Álvares Pereira de Melo, primeiro Duque de Cadaval, e tinha como principal objetivo alojar a Família Real quando esta viesse em peregrinação.

Foram igualmente encontrados registos históricos das visitas régias do Rei D. João VI e sua Família. O Paço também serviu de abrigo aos Círios aquando das suas peregrinações coletivas realizadas em setembro durante o período das festas a Nossa Senhora da Nazaré.

Mais tarde este edifício abriu as portas possibilitando a estadia do Governador Civil de Leiria, pela sua deslocação a esta vila.

Descrição

A fachada do edifício apresenta dois pisos, sendo que o primeiro é destinado ao comércio e o superior ostenta uma ampla varanda balaustrada que funciona como entrada principal do edifício. Até 1830 dava acesso, através de um passadiço, à praça de touros em madeira.

Sendo um edifício Real, a sua utilização vai mudar, quando se dá a queda da Monarquia e a consequente implantação da República, para contornos muito caraterísticos como a realização de bailes de Carnaval e outros tipos de festas. Também viria a servir para albergar o Patronato e para escola de condução feminina a partir de 1937. Em 2003 serviu como jardim de infância para dar resposta às necessidades sociais da população.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 36.301' W 009 04.586'  (39.60502, -9.07643)

Temas / Tags

Nazaré, publicado em por