

Está situado no Sítio de Nazaré, tornando este largo de cariz privilegiado, testemunha de um passado histórico religioso e patrimonial, afirmando-se no presente, para entrar no futuro.
Entre o seu perímetro recebe milhares de pessoas que visitam a Ermida da Memória ligada à Lenda e a Basílica da Nossa Senhora da Nazaré que acolhe a imagem com o mesmo nome, fazendo parceria com o Paço Real, e ainda os milhares a passarem para o promontório, em direcção à Fortaleza de S. Miguel que serve de palco para a observação dos grandes surfistas mundiais.
No miradouro as pessoas deliciam-se tirando fotos de algumas das grandes imagens sobre a Vila da Nazaré e da sua praia, tendo com o elevador o meio de transporte para descer a encosta até à vila.