Um dos edifícios localizados no Sítio de Nazaré, está situado atrás do Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, pertencente a esta Confraria e sem perder o estatuto.

História

Hospital da Santa Casa da Misericórdia

Entretanto serviu de várias ocupações, tendo inicialmente servido de casa dos capelões do Santuário, acolheu a Família Real sempre que se deslocavam ao Sítio, anterior à existência do Paço Real. Finalmente em 1877 e pela extinção da Santa Casa da Misericórdia da Pedreneira, é ocupado pelo hospital.

Já na primeira metade do século XX, mais concretamente em 1933, foram entregues à Confraria os bens da Casa de Nossa Senhora da Nazaré, constando desses bens o hospital de que viria a tomar conta da administração, tornando-o numa das principais instituições de Leiria.

Em 1975 o hospital foi nacionalizado, integrando a Administração Regional da Saúde. Em 1992 um protocolo entre o Ministério da Saúde e a Confraria da Nossa Senhora da Nazaré passa a gestão para a Confraria, assim se mantendo até agora.

Entretanto o hospital continua a servir de apoio ao Santuário e, sendo este do século XVII, é mais que provável que o hospital seja também do mesmo século.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 36.318' W 009 04.630'  (39.60530, -9.07717)

Temas / Tags

Nazaré, publicado em por