



Também conhecido como Forte do Morro da Nazaré, está situado no promontório do sítio da Nazaré. Esta fortificação foi mandada edificar entre os anos de 1557 e 1578, no reinado D. Sebastião, para defesa do povoado piscatório da Pederneira. Este porto era uma referência da época, fazendo o escoamento da madeira do pinhal de Leiria, em que os seus estaleiros possuíam uma grande importância económica.

Contudo, as obras só tiveram a sua importância no reinado Filipino quando este, em 1600, mandou reconstruir a primitiva fortaleza de acordo com a planta do arquitecto florentino Giovanni Casale.
Na época da Restauração da Independência Portuguesa, a Coroa determinou a sua ampliação e modernização, quando adquiriu a actual configuração.
De planta longitudinal irregular, está adaptado ao promontório sobre o qual assenta. Este monumento militar apresenta um baluarte em cada ângulo, grossas muralhas com contrafortes, ameias e frestas, dispondo de uma original Praça de Armas, Na porta principal existe uma imagem de baixo relevo de S. Miguel o Arcanjo.