Forte de S. Miguel
Forte de S. Miguel
Forte de S. Miguel
Forte de S. Miguel

Também conhecido como Forte do Morro da Nazaré, está situado no promontório do sítio da Nazaré. Esta fortificação foi mandada edificar entre os anos de 1557 e 1578, no reinado D. Sebastião, para defesa do povoado piscatório da Pederneira. Este porto era uma referência da época, fazendo o escoamento da madeira do pinhal de Leiria, em que os seus estaleiros possuíam uma grande importância económica.

Forte de S. Miguel - Porta

Contudo, as obras só tiveram a sua importância no reinado Filipino quando este, em 1600, mandou reconstruir a primitiva fortaleza de acordo com a planta do arquitecto florentino Giovanni Casale.

Na época da Restauração da Independência Portuguesa, a Coroa determinou a sua ampliação e modernização, quando adquiriu a actual configuração.

De planta longitudinal irregular, está adaptado ao promontório sobre o qual assenta. Este monumento militar apresenta um baluarte em cada ângulo, grossas muralhas com contrafortes, ameias e frestas, dispondo de uma original Praça de Armas, Na porta principal existe uma imagem de baixo relevo de S. Miguel o Arcanjo.

Coordenadas GPS: N 39 36.273' W 009 05.077'  (39.60455, -9.08462)

Temas / Tags

Nazaré, publicado em por