Um coreto com origem em 1897, localizado no centro do Largo de Nossa Senhora da Nazaré, é um local muito usado para espetáculos principalmente musicais.

História

Coreto de Nazaré
Coreto de Nazaré

Está localizado no Sítio da Nazaré, mais concretamente no centro do Largo de Nossa Senhora da Nazaré, criando uma relação entre as gentes da Nazaré com o Santuário e próprio Palácio Real, sendo que a encomenda foi feita pela Confraria. Contrariamente ao que habitualmente acontece na atualidade com os coretos de Portugal, este tem uma função bastante ativa, inclusivamente com as inúmeras bandas que abrilhantaram os bailes durante as festas de Nossa Senhora da Nazaré.

Francisco da Silva Castro foi o empreendedor deste coreto que teve a sua data de construção em 1897, tendo sido orgulhosamente festejado pela população no centenário deste imóvel.

Descrição

É um coreto de planta octogonal formada por duas partes, com a base em alvenaria rebocada e pintada em amarelo, em que sete lados têm um óculo e o oitavo é rasgado por uma porta.

Na parte superior é contornado por uma guarda em ferro fundido e colunas no mesmo material que suportam a cobertura em coruchéu, toda esta parte pintada de verde.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 36.311' W 009 04.565'  (39.60518, -9.07608)

Temas / Tags

Nazaré, publicado em por