Santuário de Nossa Senhora da Encarnação
Santuário de Nossa Senhora da Encarnação

Este templo é dedicado a Nossa Senhora da Encarnação, padroeira da cidade, e ali se realizam os festejos em sua honra no dia 15 de agosto, incluindo uma procissão desde a igreja de Santo Agostinho.

Segundo a lenda, uma mulher inválida terá sido levada para uma ermida ali existente e logo ali se levantou e começou a andar. Graças a este milagre a população juntou-se e criou no mesmo local, em 1588, a igreja que hoje existe.

A igreja é de construção neoclássica em cruz latina com nave abobadada e capela-mor em cúpula. Tem um altar de talha dourada e pinturas evocativas a Nossa Senhora e a São Gabriel, e azulejos do século XVII que não são os originais porque esses foram destruídos pelas Invasões Francesas.

No exterior podemos ver uma galilé de 12 arcos com uma escultura do século XVI de S. Gabriel. Num anexo estão guardados diversos ex-votos e pinturas dedicadas a Nossa Senhora.

Em frente da igreja existe uma escadaria de arte barroca do século XVIII com 162 degraus. No cimo desta escadaria temos uma vista privilegiada sobre a cidade e o castelo.

Classificação

A igreja foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1982.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 44.333' W 008 48.017'  (39.73888, -8.80028)

Temas / Tags

Leiria, publicado em por