Concluídas as obras em 1500, só em 1510 esta ermida foi elevada a Igreja Matriz das Caldas da Rainha, sendo mais conhecida como a Igreja Matriz da Nossa Senhora do Pópulo.

História

Igreja de Nossa Senhora do Pópulo
Igreja de Nossa Senhora do Pópulo

Foi em 1495 que se obteve a autorização papal para uma capela junto ao hospital termal, com a particularidade da capela-mor ser edificada sobre uma fonte termal.

Dois anos decorridos, foi autorizado aos utentes do hospital termal terem acesso a este templo através de um corredor que os ligava. Concluídas as obras em 1500, só em 1510 esta ermida foi elevada a Igreja Matriz das Caldas da Rainha, sendo mais conhecida como a Igreja Matriz da Nossa Senhora do Pópulo.

Descrição

Igreja de Nossa Senhora do Pópulo - interior altar-mor
Igreja de Nossa Senhora do Pópulo - interior coro
Igreja de Nossa Senhora do Pópulo - interior tríptico
Igreja de Nossa Senhora do Pópulo - pia batismal

A igreja entra num plano pré-manuelino, é formada por uma nave única coberta por abóbada de artesãos e capela-mor com abóbada de nervuras separadas por um arco de volta perfeita imitando efeitos acortinados, encimado por um escudo régio, e tríptico de pintura quinhentista sobre madeira com episódios da Paixão de Cristo.

As paredes destas duas divisões estão inteiramente cobertas por azulejos azuis e amarelos. De realçar também a pia batismal, de planta octogonal em forma de cálice e profusamente rendilhada.

Igreja de Nossa Senhora do Pópulo - altar lateral
Igreja de Nossa Senhora do Pópulo - altar mor
Igreja de Nossa Senhora do Pópulo - altar lateral

Classificação

A Igreja de Nossa Senhora do Pópulo foi incluída na primeira lista de edifícios antigos a classificar como Monumento Nacional.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 24.209' W 009 07.916'  (39.40348, -9.13193)

Temas / Tags

Caldas da Rainha, publicado em por