Teatro Eduardo Brazão
Edificado em 1918, num tempo em que a corrente era a Arte Nova, o Teatro Eduardo Brazão apresenta elementos ligados a esta corrente.
 

Descrição

Teatro Eduardo Brazão
Fachada do Teatro

Situado num espaço pouco habitual para um teatro de vila, e tendo em conta as situações pelas quais passam os teatros destas pequenas localidades, este pode-se considerar um sobrevivente e com uma fachada condigna.

Edificado em 1918, num tempo em que a corrente da altura era a Arte Nova, o Teatro Eduardo Brazão, com a sua fachada eclética, apresenta elementos ligados a esta corrente.

A fachada é formada por três panos, com o central mais alto e saliente, constituído por três portas e janelas com os dois elementos do meio maiores. As janelas do piso superior são formadas por arcos de volta perfeita, o portão principal é em verga reta e as restantes aberturas do piso térreo são formadas por arcos abatidos.

São encimadas por uma faixa com o nome Eduardo Brazão a acompanhar um arco rusticado que assenta em pilastras que delimitam o pano. A finalizar, o conjunto remata com um frontão triangular interrompido com a legenda "Teatro".

Classificação

Está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Veja Também

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Bombarral
ou neste concelho Bombarral
Outras localidades deste concelho Bombarral

Localização

Coordenadas GPS: N 39 16.258' W 009 09.339'  (39.27097, -9.15565)

Temas / Tags

Bombarral, publicado em por