Situado no centro da vila, este imóvel provavelmente é de construção do início do século XVII com alterações no século seguinte. Pertence agora à Câmara Municipal.

História

Palácio do Gorjão
Fachada do palácio

Palácio dos Coimbras ou Palácio da Família Cunha Coimbra, estas são as outras designações para o Palácio situado na Praça do Município em frente a outro esplendoroso Palácio dos Henriques, a Câmara Municipal.

Situado no centro da vila, este imóvel provavelmente é de construção do início do século XVII, sendo sujeito a obras de alteração no século seguinte. Manteve-se sempre na família até ser adquirido pela Câmara Municipal que aqui instalou vários serviços, sendo o mais relevante o Museu Municipal.

Descrição

Desenvolve-se num plano em U, com a zona interna a configurar com o pátio em todo o seu perímetro por arcadas de cruzaria em ogivas de arcos em volta perfeita sobre pilares toscanos. A fachada numa posição a norte apresenta cunhais almofadados terminados em pináculos, de dois pisos separados por um friso.

O portal principal, rústico em arco de volta perfeita, está encimado por um brasão de Armas dos Gorjão e Cunhas. Este está ladeado por três janelas de cada lado, com uma particularidade de que estão sob a forma de um triângulo, sendo as do meio a tocarem no friso. Estas e os restantes rasgos das janelas estão em moldura de verga reta.

Classificação

Este imóvel está classificado como Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 16.128' W 009 09.323'  (39.26880, -9.15538)

Temas / Tags

Bombarral, publicado em por