Junta de Freguesia de Golpilheira
Na condição de uma freguesia bastante recente com apenas quase trinta e oito anos, foi fundada em 31 de dezembro de 1984.
Junta de Freguesia de Golpilheira

Golpilheira é no entanto, segundo alguns testemunhos documentais, uma localidade que tem o início da sua história nos primórdios da Nacionalidade, compreendida entre o séculos XIII e XIV, juntamente com as aldeias circunvizinhas.

É com a existência de duas Capelas em São Sebastião de Freixo e São Bento, localidades vizinhas de Golpilheira, que se acredita que esta última mostrasse vestígios da presença humana, que compreende um período entre o final da construção do Castelo de Leiria e a Batalha de Aljubarrota.

É nesta base das localidades vizinhas e da própria Golpilheira que as capelas também são a prova desta mesma existência. Na Golpilheira existia uma Ermida com invocação a Jesus, na qual se situavam duas capelas, uma com obrigação de vinte missas e uma segunda com cinquenta missas por ano. Claro que é esta segunda capela com invocação a Santo António que atualmente existe como Capela do Bom Jesus dos Aflitos, situada próximo desta Junta de Freguesia.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Golpilheira
ou neste concelho Batalha
Outras localidades deste concelho Batalha

Localização

Coordenadas GPS: N 39 41.228' W 008 49.148'  (39.68713, -8.81913)
Golpilheira, publicado em por