Na condição de uma freguesia bastante recente com apenas cerca de trinta e oito anos, foi fundada em 31 de dezembro de 1984.

Junta de Freguesia de Golpilheira

Golpilheira é no entanto, segundo alguns testemunhos documentais, uma localidade que tem o início da sua história nos primórdios da Nacionalidade, compreendida entre o séculos XIII e XIV, juntamente com as aldeias circunvizinhas.

É com a existência de duas Capelas em São Sebastião de Freixo e São Bento, localidades vizinhas de Golpilheira, que se acredita que esta última mostrasse vestígios da presença humana, que compreende um período entre o final da construção do Castelo de Leiria e a Batalha de Aljubarrota.

É nesta base das localidades vizinhas e da própria Golpilheira que as capelas também são a prova desta mesma existência. Na Golpilheira existia uma Ermida com invocação a Jesus, na qual se situavam duas capelas, uma com obrigação de vinte missas e uma segunda com cinquenta missas por ano. Claro que é esta segunda capela com invocação a Santo António que atualmente existe como Capela do Bom Jesus dos Aflitos, situada próximo desta Junta de Freguesia.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 41.228' W 008 49.148'  (39.68713, -8.81913)
Golpilheira, publicado em por