A poucos quilómetros de São Mamede e da Pia de Urso, no sentido para sul, encontra-se na localidade de Casal Vieira a Capela de Santo António, localizada no Largo da Capela.

Capela de Santo António
Fachada leste

História

Sem qualquer momento histórico e muito pouco cronológico, sabe-se no entanto que a provável edificação do templo é do século XVIII, sendo que no ano de 1780 a capela sofreu uma campanha de obras na ampliação.

Descrição

Capela de Santo António
Lado norte
Capela de Santo António
Lado sul

A Capela de Santo António, que se ergue num plano inclinado, desenvolve-se num plano longitudinal de planta retangular formado por dois volumes justapostos de nave e capela-mor, adossando-se a norte a sacristia.

A fachada, orientada para nascente, apresenta-se em empena triangular, tendo como rasgos o portal em moldura reta encimado por uma janela em verga reta, e remata com uma cruz latina. À esquerda desta encontra-se adossada a sineira.

Na lateral norte, a sacristia abre-se em três rasgos com janelas, das quais as laterais apresentam uma moldura reta, a da frente maior que outra devido à inclinação do terreno. A janela central é de moldura curva. Na lateral sul, dois rasgos de janelas de tamanhos diferentes e de moldura curvas iluminam a nave.

Capela de Santo António
Capela de Santo António

De salientar junto do portal principal, o cruzeiro todo trabalhado que é circundado por um gradeamento.

Classificação

A classificação deste pequeno templo resume-se ao Imóvel de Interesse Municipal.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 34.453' W 008 42.319'  (39.57422, -8.70532)

Temas / Tags

Casal Vieira, publicado em por