Localizada junto à Estrada Nacional, sentido norte/sul, situada a dois quilómetros do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, a Capela de Santo Antão não tem informação sobre a data exata da edificação.

História

Capela Santo Antão

A tipologia da capela indica-nos que a sua parte mais antiga corresponde a um período dos finais do século XVI.

Tendo em conta a obra do "Couseiro ou de Memórias do Distrito de Leiria", o templo religioso já era referido na primeira metade do século XVII, servindo como base o retábulo.

No final do século XIX, mais concretamente em 1894, o pequeno templo sofreu uma intervenção de restauro. Passado cerca de um século, este mesmo templo sofreu um verdadeiro atentado com o desaparecimento do retábulo gótico, que posteriormente viria a ser localizado em Itália. Este veio a ser recuperado e retornou para a paróquia da Batalha, tendo inicialmente sido depositado no Mosteiro da Batalha até integrar novamente o património da Capela de Santo Antão.

Descrição

Capela Santo Antão
Frontal e lateral norte
Capela Santo Antão
Lateral sul

A época a que corresponde faz desta uma Capela Paroquial, de referências rurais.

Apresenta uma planta longitudinal retangular, em que a fachada está orientada para nascente. De dois volumes justapostos de nave e capela-mor, sendo este segundo volume mais pequeno que a nave, com a sacristia adossada.

A fachada em empena triangular é formada por quatro rasgos, sendo um deles retangular correspondendo ao portal que é ladeado por duas janelas laterais e encimado por uma terceira janela, todas quadrangulares. A superior está inserida num frontão triangular. É rematada nos extremos por dois pináculos piramidais sobre uma base quadrangular. Ao centro e no remate da empena surge uma cruz. À esquerda e junto ao pináculo ergue-se a torre sineira.

Na parte orientada a sul, a meio da nave, abre-se o rasgo maior com o portal idêntico ao portal principal, com duas pequenas frestas no nível acima, e um rasgo maior, uma janela quadrada na parte traseira, referente à capela-mor.

Localização

O templo foi considerado a partir de 2001 como Imóvel de Interesse Municipal.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 40.542' W 008 50.071'  (39.67570, -8.83452)

Temas / Tags

Casal de Santo Antão, publicado em por