Capela de Santa Rita
Capela de Santa Rita
Capela de Santa Rita
Capela de Santa Rita

A Ermida do Bom Jesus do Calvário de Cós, vulgarmente chamada de Capela de Santa Rita, situa-se num monte a 600m da localidade, com uma bela vista sobre toda a área em redor.

O nome original, de Bom Jesus do Calvário, foi-lhe atribuído no século XVII por um monge de Alcobaça.

Na "Memória" do Padre João de São Paio de Freitas, de 20 de maio de 1758, podemos ler que

"Tem mais esta Vila e Freguesia a Ermida do Bom Jesus do Calvário, sita defronte da mesma Vila e do Mosteiro dela para a parte do Norte, em um Monte tão alto e vistoso, que dele se descobre o Mar, e muitas légua de terra, para a parte do Sul, Nascente e Poente. Tem no Altar-Maior a Imagem do Milagroso Bom Jesus, e nos colaterais, em um deles a de Nossa Senhora da Piedade, muito pia e devota, e em outro a Imagem da Gloriosa Santa Rita, e outras mais Imagens de Santos e Santas, todas muito pias e devotas."

Segundo a tradição, uma religiosa do Convento de Cós, ou uma criada do Mosteiro, viu no cimo do monte uma luz. Dirigindo-se a esse local viu uma cruz levantada da terra, que levou para o mosteiro. No entanto essa cruz voltaria misteriosamente para o local onde apareceu, onde está agora a capela, tendo-se repetido este facto alguma vezes.

Tal como em muitos outros casos, estas aparições deram lugar à construção da capela, ou ermida, e à consequente peregrinação. Existe uma Via Sacra que inicia na localidade e sobe até esta Capela do Calvário. O terramoto de 1755 destruiu grande parte do mosteiro, no entanto esta capela foi poupada, ficando sem estragos.

Coordenadas GPS: N 39 36.336' W 008 57.281'  (39.60560, -8.95468)

Temas / Tags

Coz, publicado em por