- Brites de Almeida, mais conhecida como Padeira de Aljubarrota. História Verídica ou Lenda, falta saber até que ponto umas das duas é verdadeira. Qualquer que seja um dos casos não deixou de ter a sua importância.

- Brites de Almeida pensa-se que teria nascido em Faro, em 1350. Tornou-se numa figura lendária de heroína Portuguesa quando na Batalha de Aljubarrota, contra os Espanhóis, a padeira teria morto sete castelhanos que estavam escondidos no forno.

- A Padeira de Aljubarrota assentou-se nesta mesma localidade após a sua vida ser um pouco tanto atribulada e aventurosa. Ficando órfã dos Pais aos vinte e seis anos, ela vendeu todos os pertences dos pais e tornou-se ambulante, fazendo negócios de feira em feira.

- Desde a morte de um pretendente no fio da sua própria espada, passando pela fuga para Espanha a bordo de um batel assaltado por piratas argelinos que a venderam como escrava a um senhor poderoso da Mauritânia, acabaria por se fixar em Aljubarrota tornando-se dona de uma padaria e casando-se com um lavrador da região.

- Estava ela em Aljubarrota quando se deu a batalha entre os Portugueses e Espanhóis. Os Espanhóis, tendo sido derrotados, sete deles conseguiram fugir do campo da batalha refugiando-se nas redondezas, mais concretamente na casa da Brites de Almeida, pois não se encontravam ninguém em casa.

- Quando chegou a casa desconfiou da presença de inimigos que estariam dentro, pois a porta estava fechada. Alvoraçada à procura de castelhanos, teria encontrado sete homens dentro do seu forno. Intimidou-os a saírem do forno, mas como não obteve resposta por não entendimento de língua ou fingimento de que estavam a dormir, bateu-lhes com a pá até à morte. Depois deste episódio Brites de Almeida juntou um grupo de mulheres para fazerem uma perseguição aos Castelhanos.

- História ou Lenda, uma coisa é certa, BRITES DE ALMEIDA ficou conhecida até aos dias de hoje... e será recordada por muitos mais anos.

Aljubarrota, publicado em por