Este castelo é considerado um dos melhores exemplos de fortaleza medieval secundária, erguido na zona mais periférica dos Países da Península Ibérica.

Origem

Castelo
Castelo
Castelo

É datado do princípio do século XIII, mais concretamente 1209/1210, sendo por isso mandado erigir pelo então Monarca Leonês Afonso VII. Este deu-lhe o foral numa tentativa de consolidação populacional e militar e assim poder manter o território no Reino da Espanha.

Coroa Portuguesa

Castelo
Castelo
Castelo - interior

Esta situação manteve-se até pouco antes do final deste mesmo século, devido ao Tratado de Alcanices entre os Monarcas Afonso VII de Espanha e D. Dinis de Portugal, em que Castelo Melhor passou assim a pertencer à Coroa Portuguesa.

Para afirmação deste mesmo território, D. Dinis empreendeu obras e dotou a Vila de um novo quadro administrativo, mas o máximo que conseguiu foi manter Castelo Melhor como papel secundário e periférico na linha de reforço militar de Riba-Côa.

Obras de Modernização

Castelo - interior
Castelo - interior
Castelo - poço

Quando da Guerra da Restauração da Independência de Portugal, tiveram lugar ligeiras obras de modernização e reforço, adaptando a estrutura defensiva ao moderno fogo da artilharia. Contudo, não beneficiaram o antigo Castelo que, mergulhado no esquecimento, se conservou sem grandes adulterações.

Classificação

Mesmo assim, sem grandes alterações, o Castelo é hoje Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 01.393' W 007 03.995'  (41.02322, -7.06658)

Temas / Tags

Castelo Melhor, publicado em por