Inaugurada em 11 de setembro de 1995, no centro da cidade de Gouveia, é composta por diversas salas, inclui um espaço infanto-juvenil, um espaço Internet, dedicado a consultas dos visitantes e ainda um auditório para conferências, formação, apresentações, e mais.
Este ponto está situado na localidade Gouveia, na freguesia Gouveia.
(Distância: 27 m E)
A Igreja de S. Pedro, Matriz de Gouveia, é uma construção do século XVIII, em estilo barroco em cantaria de granito.
(Distância: 39 m E)
A Igreja da Misericórdia é uma pequena igreja do século XVIII, em estilo barroco, de planta retangular e capela-mor saliente.
(Distância: 64 m S)
A Casa da Torre, ou Palácio dos Távoras, é um edifício habitacional do século XVI que pertenceu aos Marqueses de Gouveia.
(Distância: 66 m SE)
Chafariz em estilo rococó, o espaldar prolonga-se em ilhargas curvas. Os dois bancos laterais com painéis de azulejos dão o nome à fonte.
(Distância: 97 m NE)
Um cruzeiro inaugurado em 1940 erigido pela Comemoração dos Centenários.
(Distância: 137 m SW)
A Igreja de São Julião, de arquitetura maneirista e rococó, é composta por nave e capela-mor mais estreita, tendo adossada a torre sineira ao lado esquerdo.
(Distância: 166 m NE)
O edifício dos Paços do Concelho, ou Colégio dos Jesuítas, foi construído no século XVIII e inaugurado em 1739, destinado aos padres jesuitas para ensinarem latim e moral e para ensinarem a ler e escrever.
(Distância: 169 m E)
É um dos mais belos miradouros de Gouveia, de onde se avista uma excelente paisagem da cidade até à Serra da Estrela e ao Vale do Modego.
(Distância: 186 m W)
A Capela Santa Cruz ou Capela da Senhora das Boas Novas tem origem num conto, segundo o qual apareceu uma imagem da Virgem Maria pendurada pelo pescoço, como se fosse enforcada.
(Distância: 215 m NE)
Este museu, denominado de “Espaço Arte e Memória”, foi inaugurado em setembro de 2005, no antigo refeitório do Convento dos Jesuítas. Mostra a história e cultura de Gouveia.