Igreja Matriz de Algodres
Também designada como Igreja de Santa Maria Maior, tem a sua fundação do final da época do românico e princípios da época do gótico.
Igreja Matriz
Igreja Matriz
Igreja Matriz

Encerra na sua estrutura arquitetónica as várias campanhas de obras de que foi objeto nos períodos dos séculos XIII a XIV, integrando vários elementos das épocas anteriores.

Descrição

A fachada principal termina em frontão interrompido, sobre o qual se ergue o campanário com duas sineiras rematado por três pináculos. É marcada pela abertura do portal de volta perfeita, ao centro.

O portal sul, originalmente em ogiva, foi entaipado já no século XVIII e substituído por um outro em arco abatido. Na verdade, as intervenções posteriores alteraram a configuração original do templo, de que a cachorrada interrompida é um dos exemplos mais evidentes.

A torre, à esquerda, é de uma construção bem posterior, como indica a lápide com a data de 1777 e os seus motivos decorativos concheados e em volutas que enquadram a janela.

Interior

No interior, o espaço é marcado pela cobertura em duas águas e pelos arcos diafragma quebrados, com contrafortes no exterior. É possível que tenha sido objeto de obras de conservação ou reestruturação, pois num dos arcos encontra-se gravada a data de 1627.

O arco triunfal com três arquivoltas mantém a mesma configuração e é flanqueado por retábulos colaterais do início do século XVIII dispostos em ângulo. A capela do lado da Epístola encontra paralelo no altar do lado oposto.

Na capela-mor, o retábulo de talha dourada é traçado maneirista com telas representando santos e a cobertura de caixotões com motivos geométricos.

Classificação

Este templo está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Algodres
ou neste concelho Figueira de Castelo Rodrigo
Outras localidades deste concelho Figueira de Castelo Rodrigo

Localização

Coordenadas GPS: N 40 57.149' W 007 03.309'  (40.95248, -7.05515)

Temas / Tags

Algodres, publicado em por