Almeida é considerada uma das doze Vilas Históricas de Portugal, e sem dúvida de grande relevância para a história deste País. Do distrito da Guarda é uma das seis e das mais importantes.
Almeida, estando situada estrategicamente, teve uma grande importância na defensiva de Almeida e na história de Portugal.
Após o término do domínio Filipino em Portugal houve a necessidade de tornar Almeida e aquela parte de Portugal um ponto forte, para evitar possíveis ataques da Espanha.
Perante semelhante situação as obsoletas estruturas defensivas medievais foram modernizadas. As obras ficaram a cargo do engenheiro Lassart, apesar da traça do circuito abaluartado ser atribuído a Pedro Gilles de St. Paul, segundo o método de Antoine de Ville.
A praça forte de planta hexagonal é constituída por seis baluartes como São Francisco, São Pedro, Santo António, de Nossa Senhora das Brotas ou do trem de Santa Bárbara e de São João de Deus, aos quais correspondem os mesmos Revelins chamados de Cruz, dos Amores, da Brecha, do Santo António, do Paiol Doble ou Hospital de Sangue.
Este tipo de Fortaleza abaluartada, igualmente com outras duas como a de Elvas e de Valença, formam as três mais monumentais de Portugal.
De planta tipo estrelado, com duas muralhas paralelas existindo entre elas um fosso, formando assim Revelins e Baluartes.
Esta Fortaleza está classificada como Monumento Nacional desde 1938.