Protegida por uma importante muralha em forma de estrela, ao longo dos séculos Almeida foi estratégica na defesa da fronteira e preserva as memórias desses tempos.

Descrição

Almeida Vista Geral da Fortaleza e Vila

Almeida é considerada uma das doze Vilas Históricas de Portugal, e sem dúvida de grande relevância para a história deste País. Do distrito da Guarda é uma das seis e das mais importantes.

Almeida Porta da Fortificação
Primeira de duas Portas da Fortaleza
Segunda Porta da Fortaleza

Almeida, estando situada estrategicamente, teve uma grande importância na defensiva de Almeida e na história de Portugal.

Após o término do domínio Filipino em Portugal houve a necessidade de tornar Almeida e aquela parte de Portugal um ponto forte, para evitar possíveis ataques da Espanha. Perante semelhante situação as obsoletas estruturas defensivas medievais foram modernizadas. As obras ficaram a cargo do engenheiro Lassart, apesar da traça do circuito abaluartado ser atribuído a Pedro Gilles de St. Paul, segundo o método de Antoine de Ville.

A praça forte de planta hexagonal é constituída por seis baluartes como São Francisco, São Pedro, Santo António, de Nossa Senhora das Brotas ou do trem de Santa Bárbara e de São João de Deus, à qual corresponde os mesmos Revelins chamados de Cruz, dos Amores, da Brecha, do Santo António, do Paiol Doble ou Hospital de Sangue.

Fortaleza Dupla
Fortaleza Dupla

Este tipo de Fortaleza abaluartada, igualmente com outras duas como a de Elvas e de Valença, formam as três mais monumentais de Portugal.

De planta tipo estrelado, com duas muralhas paralelas existindo entre elas um fosso, formando assim Revelins e Baluartes.

Classificação

Esta Fortaleza está classificada como Monumento Nacional desde 1938.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 43.636' W 006 54.240'  (40.72727, -6.90400)

Temas / Tags

Almeida, publicado em por