Pelourinho de Carapito
Já existindo a paróquia de Santa Maria de Carapito em 1258, o foral novo e a consequente elevação a concelho foi atribuído por D. Manuel I em 1514. O concelho foi extinto em 1836 e integrado como freguesia em Aguiar da Beira.

Já existindo a paróquia de Santa Maria de Carapito em 1258, conforme as inquirições de D. Afonso III, esta já tinha no entanto privilégios idênticos aos de um concelho, embora ainda sem foral.

O pelourinho, erguido pela criação do concelho, é um fuste de secção octogonal assente em cinco degraus octogonais, formando o de cima a base do fuste e o da base embutido no pavimento. É rematado por uma gaiola de grande dimensão formada por dois troncos piramidais, com o de cima assente sobre colunelos e estes sobre o de baixo, invertido.

Foral de Carapito
Foral de Carapito

O pelourinho está situado no Largo do Pelourinho, perto da Junta de Freguesia e da Igreja Matriz, e tendo ainda uma fonte como companhia, no largo. Junto da fonte existe uma escultura que representa o foral de D. Manuel I atribuído a Carapito.

Classificação

Este pelourinho está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Carapito
ou neste concelho Aguiar da Beira
Outras localidades deste concelho Aguiar da Beira

Localização

Coordenadas GPS: N 40 45.826' W 007 27.833'  (40.76377, -7.46388)

Temas / Tags

Carapito, publicado em por