O edifício da Casa da Cultura e Museu do Trajo é do tipo apalaçado do século XIX (1889), pertencente a um senhor local e rico Manuel Dias de Andrade. Senhor esse, que o seu estatuto deveu-se à indústria da cortiça, que se desenvolveu bastante na zona, tornando-se num dos maiores pólos de cortiça.
Tem elementos de estilo mourisco, com a decoração de ferro forjado no telhado na parte de trás do edifício. Em 1986 a proprietária (neta do fundador) deixou em testamento à Santa Casa da Misericórdia. Neste momento no edifício está o Museu do Trajo. Este palácio, sem dúvida, marcou a diferença na vila.
Este ponto está situado na localidade São Brás de Alportel, na freguesia São Brás de Alportel.
(Distância: 281 m W)
O Largo de São Sebastião é o coração da vila de São Brás de Alportel, povoação esta que se situa entre o barrocal e a serra algarvia.
(Distância: 283 m SW)
Inaugurada em junho de 2001, é uma bilbioteca com cerca de 40.000 títulos, entre livros, revistas, gravações em CD ou DVD, áudio ou vídeo, com salas em diversas secções, incluindo infantil.
(Distância: 299 m NW)
Um mercado onde se pode comprar todo o tipo de produtos alimentares, hortícolas, frutícolas e muitos outros tipos de produtos.
(Distância: 334 m SW)
Câmara Municipal de São Brás de Alportel - Rua Gago Coutinho, n.º1 - 8150-151 São Brás de Alportel
(Distância: 355 m SW)
Este templo, provavelmente construído no século XV, sofreu várias alterações nos séculos seguintes. Por exemplo, as três naves e cinco tramos são do século XVI.
(Distância: 431 m W)
A primitiva Ermida, dedicada a São Sebastião, é do ano de 1673, pelo Bispo D. Francisco Barreto II, localizada no largo com o mesmo nome.
(Distância: 553 m SW)
Esta antiga via liga a costa algarvia ao centro do Alentejo, mais concretamente, da cidade de Ossonoba (Faro), a Pax Iulia (Beja), passando pela vila romana de Milreu e pelo Vale de Joio (S. Brás de Alportel).