Este artigo resume os monumentos que pode encontrar em Portimão e que estão aqui apresentados, mostrando a sua localização no mapa.




Outros locais a visitar

Igreja Matriz de N. Sra. da Conceição. A sua origem foi provavelmente um templo do séc. XIV. Foi reedificada após a sua destruição pelo terramoto de 1755, e sofreu remodelações em 1845. Conserva, do templo primitivo, um pórtico e mais alguns elementos do interior. As paredes estão revestidas por azulejos dos sécs. XVII e XVIII.

Igreja de Nossa Senhora da Esperança, do séc. XVI. Actualmente em ruinas, pertencia ao Convento de S. Francisco.

Igreja do Colégio, pertenceu ao Colégio dos Jesuitas, fundado em 1660, até 1757 em que passou para os Padres de D. Camilo de Lélis.

Ilhéu de Nossa Senhora do Rosário, local em que desembarcaram os cruzados na conquista de Silves. Nele estão as ruinas de uma ermida medieval e perto as grutas da Velha das Castanhas e a Furna da Zorra.

Câmara Municipal, edifício dos sécs. XVIII/XIX. Em frente, está localizada a fonte luminosa.

Jardim no Largo 1º de Dezembro. Os bancos têm azulejos ilustrando passos importantes da História de Portugal.

Grutas da Mulher Morta, perto da Ribeira da Mulher Morta, com muitas e belas estalactites.

Gruta natural da Serra do Algarve, com estalactites e estalagmites.

Estação arqueológica da Abicada, de ruinas romanas, do séc. IV. É um dos mais importantes vestígios da presença dos romanos no Algarve.

Porto de pesca, onde se pode apreciar a chegada dos barcos de pesca e a descarga da sardinha.

Praias da região, mundialmente famosas, de que se destacam Ferragudo, Praia da Rocha, Praia dos Três Castelos, Praia do Vau, Ponta de João de Arens, Praia dos Três Irmãos, Praia de Alvor.