O castelo de Alferce, ou da Pedra Branca, foi construído no século X ou XI pelos muçulmanos, com a função de apoio militar ao castelo de Silves.

Antecedentes

Ruinas do Castelo do Alferce
Ruinas do Castelo do Alferce
Ruinas do Castelo do Alferce
Fotos de bmps2003

O castelo de Alferce, ou da Pedra Branca, está situado numa elevação, como habitual nos castelos, a uma altitude de 488 metros.

Com sinais de ocupação pré-histórica da zona, no segundo milénio a.C. e mais tarde nos séculos V a VIII pelos visigodos, o castelo foi construído entre os séculos IX e XI pelos muçulmanos, com a função de apoio militar ao castelo de Silves e depois abandonado. Segundo os relatos históricos, terá sido destruído pelos Cruzados que, após o desembarque em Portimão, tudo destruíram por onde passavam.

As Muralhas

As muralhas com 2,20 m de espessura formam um fortim pentagonal irregular numa área de 1400m2. Continha duas torres nos ângulos das muralhas, a nordeste e a noroeste, e uma cisterna.

Próximo existem mais dois recintos amuralhados, uma área habitacional e uma muralha que rodeia toda a elevação, em alguns locais em melhor estado. Na zona oeste notam-se sinais de um baluarte.

Classificação

Num estado de total degradação, apenas subsistem alguns muros e as cisternas. Apesar disso, foi classificado como Sítio de Interesse Público em 2013. Toda a área, incluindo a elevação onde se situa, está sob proteção como zona especial.

Localização

Coordenadas GPS: N 37 19.265' W 008 29.394'  (37.32108, -8.48990)

Temas / Tags

Alferce, publicado em por