Locais a Visitar no Concelho de Alcoutim

Igreja da Misericórdia de Alcoutim (Alcoutim)

Segundo um túmulo no interior deste templo a indicar a data de 1513, conclui-se que a edificação terá sido nos primeiros anos desta centúria ou nos finais do séc. XV.

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira (Clarines)

Este templo religioso situado no monte Clarines esteve ligado a uma lenda da aparição da Virgem sobre uma oliveira que teria poderes curativos.

Igreja Matriz de Giões (Giões)

Situado no interior da povoação, este templo, dedicado a Nossa Senhora da Conceição, foi fundada em 1565, substituindo como matriz a Igreja de São Domingos.

Igreja Matriz de Martim Longo (Martim Longo)

Sobre a Igreja de Martim Longo muito pouco ou quase nada se sabe, havendo porém alguns elementos que a indicam como uma das mais antigas no concelho.

Igreja Matriz de Pereiro (Pereiro)

Tem São Marcos como o seu orago e a referência mais antiga desta igreja remonta ao séc. XVI. A planta é retangular, constituída por nave e capela-mor.

Igreja Matriz de São Salvador (Alcoutim)

Existia um templo primitivo referenciado no séc. XIV, formado por uma só nave. Veio a ser reconstruído na segunda metade do século XVI com a ajuda dos Condes de Alcoutim.

Junta de Freguesia de Alcoutim (Alcoutim)

Com a Junta de Freguesia situada na pequena Praça da República, o concelho de Alcoutim tem uma população estimada em cerca de três mil habitantes.

Menires do Lavajo (Afonso Vicente)

Um dos raros monumentos megalíticos pertencentes à Pré-História que são dignos de serem vistos e nas melhores condições.

Mural de Azulejos (Alcoutim)

O visitante que chega a Alcoutim pelo lado sul vai encontrar um verdadeiro mural de azulejos. Uma maneira diferente e talvez única para exemplificar a vida quotidiana.

Muralha do Século XVII (Alcoutim)

A vila de Alcoutim viu iniciada a edificação dos muros em 1660, orientada pelo Sargento-Mor Manuel de Sousa e Castro e pelo engenheiro militar Pedro de Santa Colomba.