Aguiar foi elevada a vila e sede de concelho em 1287, após receber carta de foral em 1269, carta que foi confirmada por D. Dinis e reformada por D. Manuel I em 1516.
No século XIX perdeu a categoria de sede de concelho, passando a pertencer ao concelho de Viana do Alentejo com a categoria de freguesia.
No início do século XX a freguesia de Aguiar foi suprimida, ficando integrada na de Viana do Alentejo. A freguesia foi restaurada em 1985, assim ficando até agora.
Segundo os Censos de 2011 existiam 890 habitantes na freguesia.
Este ponto está situado na localidade Aguiar, na freguesia Aguiar.
(Distância: 156 m NW)
A capela tem duas portas, nas fachadas frontal e lateral oeste, com um óculo circular sobre a porta principal, e a sineira à direita.
(Distância: 391 m SW)
Desta anta, mais um monumento funerário pré-histórico, conserva-se o corredor e a câmara, bem como a laje de cobertura que está caída. (Foto de bmps2003)
(Distância: 7 km SE)
A Igreja Matriz de São Bartolomeu do Outeiro tem origem medieval e foi remodelada no século XVI, sendo composta por nave e capela-mor. A igreja está situada num local elevado, num local com uma bela vista sobre toda a região em volta.
(Distância: 7 km SW)
Sendo habitada desde a época romana, de que existem muitos vestígios, recebeu carta de foral de D. Afonso III e foi elevada a vila por D. Dinis.
(Distância: 7 km SW)
Câmara Municipal de Viana do Alentejo - Rua Brito Camacho nº 13, 7090-237 Viana do Alentejo
(Distância: 7 km SW)
O Chafariz do Rossio das Hortas, situado numa rotunda na saída norte da vila, é uma construção de 1904. É composto por três bicas num espaldar ladeado por dois tanques retangulares, um de cada lado das bicas.