×
Pontos de Interesse no Concelho de Borba

Celeiro da Cultura (Borba)
Antigo Celeiro Comum, do século XVIII, foi remodelado em 2000 para a realização de exposições, feiras do livro, colóquios e espetáculos musicais.

Centro Cultural de Borba (Borba)

Fundado em 1 de julho de 1978, promove e incentiva atividades culturais, sociais e desportivas, sendo a sua Banda Filarmónica um símbolo musical do país.

Cine-Teatro de Borba (Borba)
Situado no interior do Castelo de Borba, é uma construção do século XIX adaptada a cinema na década de 1920. Estando fechado, foi reaberto em 2007 para teatro, cinema e outros espetáculos.

Convento das Servas (Borba)

Um convento monumental com um dos maiores claustros do país, este convento feminino foi construído no início do século XVII, contém importantes pinturas murais dos séculos XVII e XVIII.

Convento de Nossa Senhora da Consolação do Bosque (Borba)
Fundado em 1505, o principal interesse vem do bosque que lhe deu o nome, com lagos, ilhas, capelas, fontes, tudo o necessário para os frades que ali viviam.

Convento de Nossa Senhora da Luz (Rio de Moinhos)

Foi aqui fundada uma pequena ermida em 1407, sendo o atual Convento de Nossa Senhora da Luz construído entre 1574 e 1596 pelos frades da Ordem de São Paulo, que então tinham a sede no Convento de São Paulo da Serra de Ossa, em Redondo.

Fonte das Bicas (Borba)

A Fonte das Bicas foi edificada em 1781 para fornecimento de água à população e é considerada um monumento à vila pelo uso dos mármores na sua construção e por incluir um lago onde, segundo a lenda, foi encontrado um barbo que deu o nome à vila.

Monumento aos Bombeiros Voluntários (Borba)

Inaugurado pela Câmara Municipal em 24 de setembro de 2005, este Monumento de homenagem, feito em mármore do concelho, está situado numa rotunda próximo do Quartel dos Bombeiros.

Museu do Antigo Lagar de Azeite (Borba)

Um antigo lagar onde se fabricava o azeite, com a melhor maquinaria alemã e portuguesa, para o fabrico do que é considerado um dos melhores azeites de Portugal.