Vista Geral de Arraiolos

Arraiolos é uma localidade como tantas outras que têm a sua origem a perder-se no tempo. É formada de uma profunda história em que a sua fundação é tributo de dúvidas e fábulas. Com base nalgumas teorias de historiadores, os verdadeiros fundadores terão sido os Tusculanos e Albanos, tomando para si o governo de um Capitão Grego chamado de Rayeo. Este veio a tomar o nome de Rayolis, corrupto pelo decurso do tempo no de Arrayolos.

Uma outra versão dada por escritores, e apoiada por alguns dos nossos mais profundos investigadores da antiguidade, atribuem a sua fundação aos Galos Celtas que dominaram a Galantia que mais tarde, com a dominação romana, viria a ser chamada de Calantia. Vieram as invasões dos povos do norte, que destruíram o império romano, e mais tarde os árabes, sendo estes expulsos pelos cristãos, tudo contribuiu para que esta localidade se arruinasse acabando por ficar despovoada.

Foi com D. Dinis que a vila de Arraiolos teve o seu pontapé de saída, quando tomou as rédeas daquelas ruínas e mandou reedificar e povoar, concedendo um foral e construindo para sua defesa um forte castelo com seis torres. Verdadeiramente a história aconteceu em 1310, a qual ainda hoje persiste, tendo como cartaz principal os Tapetes de Arraiolos conhecidos Internacionalmente.

Arraiolos, publicado em por