Igreja da Misericórdia

Com a fundação da Instituição da Misericórdia em 1524, depressa esta começou a ganhar importância na vila com a passagem do hospital para os seus domínios, sendo anexado a este edifício uma capela, no ano seguinte. Contudo só na segunda metade desta centúria é que foi possível iniciar a edificação da igreja, que se ergue no pequeno largo Capitão José Cravidão. Largo este que era o mais próximo da Praça do Município, centro do poder e das decisões.

Iniciada entre 1585-1586, a construção teve uma celeridade com o interesse de D. Teodósio II, Duque de Bragança, ao disponibilizar artistas que para ele trabalhavam. Em 1598 a construção exterior já estava pronta, uma vez que o templo já estava em condições de receber o forro da carpintaria. As campanhas do interior acabaram em 1602-1603 quando finalizaram o retábulo da capela-mor, igualmente com a construção da igreja.

Entretanto no século XVIII visaram várias intervenções no âmbito de atualizar o interior e introduzir a nova linguagem artística barroca, com a aplicação da talha dourada e a introdução do azulejo. Deste período consta também o cadeiral dos mesários existente na nave no lado da Epístola. A nível exterior, teve os trabalhos de estuque da fachada e ao seu remate.

Igreja da Misericórdia

Desenvolve-se numa planta longitudinal, formada por uma nave e capela-mor retangulares.

A fachada apresenta-se delimitada por cunhais de pilastras com um friso dividindo em duas partes e a finalizar em empena recortada ladeada por pináculos. A parte inferior é formada pelo único rasgo do portal em verga reta, ladeada por duas colunas com relevos, que unem ao friso.

Na parte superior temos a continuação do portal sobrepujado de um entablamento com três relevos e rematado por um frontão triangular. Este é encimado por um painel de azulejos e por uma janela retangular. Estes estão ladeadas por duas colunas a partir do friso, terminando num frontão triangular.

Só em 2012 o templo foi classificado como Imóvel de Interesse Público.

Coordenadas GPS: N 38 43.505' W 007 59.073'  (38.72508, -7.98455)

Temas / Tags

Arraiolos, publicado em por