Antigo Hospital
Antigo Hospital - porta Manuelina

O edifício que atualmente alberga o Centro Interpretativo dos Tapetes de Arraiolos teve como sua função inicial o hospital intitulado de Espírito Santo que aqui, na Praça do Município, foi edificado nos finais do século XV e princípios do XVI, desconhecendo-se a sua precisa data. É precisamente desde o século XVI que esta praça é o centro económico, político e social da vila, transformando-se assim este no edifício mais antigo e histórico desta mesma vila.

Escudo Português em mosaicos

A instituição hospitalar foi contudo fundada no século XIV, nomeadamente em 1353, junto às muralhas do castelo e que aí funcionaram até ao século XVI, onde todas as principais instituições permaneceram, mudando-se depois para o que viria a ser o centro histórico de Arraiolos. Esta instituição aqui permaneceu até 1934, ano em que foi extinta, consecutivamente com mudanças de direções no decorrer destes séculos, com alguma vantagem para a Santa Casa da Misericórdia de Arraiolos. Em 1524 é fundada a Misericórdia na vila, que neste mesmo ano manda construir uma capela no hospital, vindo no ano seguinte a incorporar todo o edifício nos bens da instituição que administrou até 1535.

Depois da extinção do hospital em 1934, aconteceu a este como a todos os edifícios do género em Portugal, caiu no verdadeiro abandono, tendo em 1953 sido adquirido pela Câmara Municipal da vila que disponibilizou para albergar a G.N.R. e a Segurança Social, em que esta última se manteve até 2011. Sofreu campanhas de obras de adaptação para o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos.

Coordenadas GPS: N 38 43.550' W 007 59.066'  (38.72583, -7.98443)

Temas / Tags

Arraiolos, publicado em por