Pelourinho de Lanheses
Pelourinho de Lanheses
A Casa do Paço é responsável pelo Pelourinho, entregue de uma maneira diferenciado de todos os outros quando, em 1793, a monarca de então D. Maria I entrega o senhorio de Lanheses em troca do de Lindoso a Sebastião de Abreu Pereira Cyrne Peixoto.
Pelourinho de Lanheses
Pelourinho
Pelourinho de Lanheses
Pelourinho

É então que Lanheses é elevada a vila e consequentemente a sede de concelho e designada como Vila Nova de Lanheses, com uma grande oposição de Viana do Castelo. Sofreu de uma vida curta por ser extinta em 1836 de acordo com a nova reforma administrativa.

Na sequência da elevação a vila, a localidade recebeu o pelourinho, tendo sido colocado no Largo da Feira. Mais tarde, em 1933 e no âmbito da cedência de propriedade do Largo, o Dono do Paço reclamou o pelourinho, tendo sido transferido para os jardins do Paço de Lanheses onde se encontra presentemente.

Descrição

O Pelourinho, em granito, eleva-se sobre um soco de três degraus retangulares com a base em paralelepípedo ao alto, com molduras quadradas salientes nos dois topos.

A coluna possui um fuste cilíndrico e liso, assente num degrau em bocel. É encimada por um capitel liso e circular com um tabuleiro quadrado onde assenta o remate.

O remate é composto por um pináculo tronco-piramidal, de faces côncavas e topo truncado, sobre o qual se destaca uma esfera de grandes dimensões.

Classificação

Desde o ano de 1933, o Pelourinho tornou-se Imóvel de Interesse Público, pertencendo à Casa do Paço.

Localização

Este ponto está situado na localidade Lanheses, na freguesia Lanheses.

Coordenadas GPS: N 41 44.110' W 008 40.747'  (41.73517, -8.67912)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Largo da Feira

Largo da Feira - Visitar Portugal

(Distância: 184 m SE)
Este largo é a sala de visitas da freguesia de Lanheses, uma vez que a estrada velha o atravessava. Ali funcionava a feira quinzenal.

Junta de Freguesia de Lanheses

Junta de Freguesia de Lanheses - Visitar Portugal

(Distância: 243 m W)
Terra de Lanheses, conhecida pela sua antiguidade confirmada pelos vestígios castrejos do período a.C. Antes da Nacionalidade já constava nos inventários do Mosteiro de Guimarães e mais tarde no Mosteiro de São Salvador da Torre.

Capela de Nossa Senhora da Esperança

Capela de Nossa Senhora da Esperança - Visitar Portugal

(Distância: 281 m NE)
Esta capela tem origem numa ermida da mesma invocação, de 1540. A capela atual é obra do Padre Francisco Alves Franco, que construiu a capela nos limites da quinta da Barrosa, que comprou. Esta capela é barroca, de planta longitudinal, de nave única e sacristia, com uma entrada composta por uma nártex.

Igreja Paroquial de Lanheses

Igreja Paroquial de Lanheses - Visitar Portugal

(Distância: 611 m NE)
Situada a poucos metros da Capela do Cruzeiro, e sendo esta anterior ao ano 1756 e da pertença até então à Igreja Paroquial, há a probabilidade de a igreja ser do princípio do século XIX.

Capela do Cruzeiro

Capela do Cruzeiro - Visitar Portugal

(Distância: 614 m NE)
A Capela do Cruzeiro e das Necessidades, a poucos metros da Igreja Matriz, está considerada como uma das mais interessantes fachadas neste tipo de templo de Portugal.

Capela de São João

Capela de São João - Visitar Portugal

(Distância: 811 m W)
Esta Capela de São João faz parte da Quinta de Lanheses, cujos proprietários são Domingos Gomes Barbosa e sua mulher Natália de Abreu Poderosa, e tem origem no século XVII, mais concretamente no ano de 1674. Destaca-se a cruz, a sineira e os pináculos em forma de urna sobre a empena.

Embarcadouro de Lanheses

Embarcadouro de Lanheses - Visitar Portugal

(Distância: 912 m S)

Capela de Santo Antão

Capela de Santo Antão - Visitar Portugal

(Distância: 1 km N)
A Capela de Santo Antão está situada na localidade com o mesmo nome, num local no início eremita tal como a vida do santo. Destaca-se a escadaria para se chegar ao nível da capela e a fachada aberta pela porta e duas pequenas janelas e terminada com a cruz.

Capela de Nossa Senhora das Candeias

Capela de Nossa Senhora das Candeias - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SE)
Uma capela situada junto da margem do rio Lima, junto da ecovia e isolada, apenas vista por alguns transeuntes desportivos a passar na zona. Tem a fachada principal simples, com o único rasgo do portal em verga reta antecedido por um alpendre com base em seis colunas e uma pequena sineira no lado direito.

Aldeia da Passagem

Aldeia da Passagem - Visitar Portugal

(Distância: 1 km S)
Passagem, na freguesia de Moreira de Geraz do Lima, é considerada como uma das Aldeias de Portugal. O interessante nome de Passagem tem a sua origem na zona ribeirinha do rio Lima e em tempos assegurou a travessia durante séculos, entre Moreira Geraz do Lima e Lanheses, para o transporte de mercadorias e pessoas.

gif