Castelo de Tomar
Castelo de Tomar
Das várias alterações verificadas no recinto fortificado, a maior parte delas realizaram-se no alargamento do Convento de Cristo.
Castelo de Tomar
Castelo de Tomar

Foi à Ordem dos Templários que foi concedida a defesa das linhas de Coimbra, sendo a região de Tomar o centro estratégico para tal defesa e tendo contribuído para isso a posse de um vasto território entre o Tejo e o Mondego.

Para a defesa da linha contribuiu a doação da Carta Régia em 1159, com o começo da edificação do castelo no ano seguinte. Para a afirmação desta linha, o Mestre da Ordem atribuiu a carta de foral aos moradores, cuja contribuição serviu para dotar o local com condições mínimas de defesa, povoamento e dinâmica sócio-económica.

 
Castelo de Tomar
Castelo de Tomar

O propósito da escolha da Ordem dos Templários para a segurança de Coimbra, deveu-se a uma estratégica militar capacitada para assegurar essa defesa, como também se deve possuidora das melhores técnicas militares da época.

Origem do Castelo

Todavia, as origens do castelo remontam ao período anterior à doação uma vez que, segundo alguns vestígios pouco definidos, iria para o período romano e que se terá mantido no islâmico.

Contudo, das várias alterações verificadas no recinto fortificado, a maior parte delas realizaram-se no alargamento do Convento de Cristo, sendo numerosos os elementos românicos da fortaleza. Nesta campanha de obras destaca-se a Torre de Menagem, um elemento introduzido no país pelos Templários, sendo este exemplar de Tomar o mais antigo.

O Castelo Templário ou de Tomar serviu, como outros cinco da região, para a chamada "linha do Tejo" para a reconquista Cristã.

Classificação

O castelo está classificado como Monumento Nacional.

Localização

Este ponto está situado na localidade Tomar, na freguesia Tomar (São João Baptista) e Santa Maria dos Olivais.

Coordenadas GPS: N 39 36.194' W 008 25.061'  (39.60323, -8.41768)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Jardim do Convento de Cristo

Jardim do Convento de Cristo - Visitar Portugal

(Distância: 12 m SW)
Jardim situado junto das muralhas do convento e do castelo, um espaço cuidado e agradável para se passar muito tempo em passeio, em jogos ou em descanso.

Convento de Cristo

Convento de Cristo - Visitar Portugal

(Distância: 101 m W)
Faz parte do conjunto Templário do Castelo / Convento de Cristo, edificado entre os sécs. XII e XVIII pelo Gão Mestre D. Gualdim Pais.

Claustro e Janela

Claustro e Janela - Visitar Portugal

(Distância: 101 m W)
Em 1418, sob o Infante D. Henrique, Mestre da Ordem, foi construído o claustro entre a charola e a fortaleza templária.

Edifício dos Paços do Concelho

Edifício dos Paços do Concelho - Visitar Portugal

(Distância: 204 m E)
Situado na ala oeste da Praça da República, este edifício foi edificado durante o reinado de D. Manuel I para receber os Paços Reais, sendo oferecido à então Câmara Municipal de Tomar.

Dom Gualdim Pais

Dom Gualdim Pais - Visitar Portugal

(Distância: 222 m E)
Tomar foi fundada por D. Gualdim Pais depois da Batalha de Ourique ser ganha por D. Afonso Henriques com a ajuda dos Templários.

Palácio Dona Maria da Silveira

Palácio Dona Maria da Silveira - Visitar Portugal

(Distância: 232 m E)
Palácio pertencente à arquitetura civil maneirista, é um dos edifícios situados na ala sul da Praça da República.

Mata Nacional dos Sete Montes

Mata Nacional dos Sete Montes - Visitar Portugal

(Distância: 233 m SE)
Pertencentes anteriormente à Ordem de Cristo, estes 37 hectares de floresta e jardins voltaram à posse do Estado em 1938. Contém diversas espécies de árvores e diversas construções que vale a pena visitar.

Antigo Hospital de São Brás

Antigo Hospital de São Brás - Visitar Portugal

(Distância: 234 m SE)
Aqui funcionou o hospital de São Brás, no século XIV. Hoje é uma casa privada.

Praça da República

Praça da República - Visitar Portugal

(Distância: 244 m E)
A principal praça da cidade de Tomar, situada na antiga freguesia de São João Batista, é das poucas praças com um verdadeiro simbolismo que, para além de histórico, é Templária, pela qual a cidade é conhecida.

Capela da Rua de Quental

Capela da Rua de Quental - Visitar Portugal

(Distância: 248 m SE)
Esta capela está situada num beco entre edifícios. No entanto tem uma fachada aberta pela porta que é encimada por um frontão interrompido e este por uma janela redonda em vitral. O tímpano é centrado por um nicho com a imagem do padroeiro.

gif