Ruas Históricas
Ruas Históricas
Por entre estas ruas estreitas ladeadas por casas podem os locais e visitantes percorrerem a pé os lugares onde foram edificados monumentos remontando-nos, talvez, a tempos anteriores.
Centro histórico
Centro histórico
Centro histórico
Centro histórico

Com efeito, Santarém remonta, segundo testemunhos documentais da ocupação humana nesta zona, ao século VIII a.C., com fenícios, gregos e cartagineses. A fundação desta cidade recorre-se às figuras míticas greco-romana cristã, reconhecendo-se através dos nomes Habis e de Irene.

Devido à sua situação geográfica Santarém tornou-se num grande centro comercial do médio Tejo, tornando-se num dos principais centros administrativos da Província Lusitânia. Este período áureo abrange o tempo em que os romanos aportaram. Assim, os romanos atribuíram-lhe o nome de Escálabis ou Scalabi Castro enquanto a cidade foi sede de Convento (na era romana, Convento significava Assembleia).

Com as invasões dos Alanos e dos Vandalos passou a designar-se de Santa Iria o que posteriormente derivou para o atual nome Santarém. Entretanto, em 715, os Mouros tomaram posse da cidade até à conquista por D. Afonso Henriques em 1147.

Este ponto está situado na localidade Santarém

,

gif