Igreja de São Mamede de Vila Verde

Igreja de São MamedeIgreja de São Mamede - Lateral norteIgreja de São Mamede - Lateral sul

Igreja de São Mamede - PaisagemA Igreja de São Mamede de Vila Verde está situada num local elevado em frente a uma bela paisagem do vale de Vila Verde.

Encontrou-se uma referência a esta igreja nas Inquirições de 1220 quando ainda integrava o padroado do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro.

A igreja original foi reformada no séc. XIV e, embora tenha sido construída na época gótica, ainda mantém sinais da arquitetura românica.

Igreja de São Mamede - interiorÉ constituída por nave única retangular com cabeceira também retangular situada num nível mais baixo em relação ao corpo da igreja. Notam-se na capela mor pinturas do séc. XVI, embora muito degradadas, que foram encomendadas pelos abades do Mosteiro de Pombeiro. Nestas pinturas podem ainda ver-se motivos vegetalistas e geométricos e, na parede de fundo, as imagens de dois santos que poderão representar São Bento e São Bernardo. Nota-se ainda a presença de outra pintura que os estudos indicam ser de São Mamede, orago da igreja. As pinturas da nave da igreja podem datar da mesma época.

Igreja de São Mamede - sineiraA frente da igreja é simples, composta apenas pelo portal sobreposto de um arco perfeito a que se sobrepõe uma pequena janela também em arco perfeito e uma pequena sineira encimada por uma cruz.

Na lateral norte vê-se outra porta em arco quebrado e uma porta curiosamente num plano elevado sem qualquer escada de acesso que poderá ter existido numa fase anterior. Na lateral sul existe apenas uma pequena fresta.

Estão alguns túmulos de pedra no exterior da igreja. Completa o templo um anexo no lado norte da capela mor.

A capela e o espaço que a rodeia foi recentemente objeto de requalificação e melhoramentos, o que incluiu a reconstrução da capela que estava em ruínas.

Ruínas da IgrejaRuínas da IgrejaRuínas da IgrejaRuínas da Igreja
(Fotos antigas inseridas com a devida autorização de Rota do Românico)

Igreja de São Mamede - placaEsta igreja faz parte da Rota do Românico, sendo o número 6 no Percurso do Vale do Sousa.

Vila Verde e Santão, , por:


Page QR Code
Veja esta informação no seu 'smartphone' e leve-a consigo quando a for visitar.




Visite também nesta localidade ou concelho