Igreja Paroquial de Barbacena
Igreja Paroquial de Barbacena, agosto de 2013
Neste templo, da corrente renascentista é o portal e a cornija, sendo o altar-mor da corrente do barroco que constitui o elemento mais distinto desta Igreja. A edificação desta igreja realizou-se no século XVI, sendo esta uma reconstrução do templo cuja primitiva edificação aponta para o século XIII.

História

Igreja Paroquial de Barbacena

A edificação desta igreja realizou-se no século XVI, sendo esta uma reconstrução do templo cuja primitiva edificação aponta para o século XIII, situando-a no ano de 1251.

No século XVIII realiza-se a construção do retábulo-mor. Na década de sessenta do século XX cai a abóbada que cobria a nave da igreja.

No ano de 1973 dá-se a bênção e inauguração da Igreja de Nossa Senhora da Graça, também assim conhecida, após uma campanha de obras de remodelação e reconstrução.

Descrição

Igreja Paroquial de Barbacena

Com uma planta retangular, é composta por nave e capela-mor. Adossada a esta, a sacristia, sala de reunião e sala de receção. A fachada principal em empena triangular tem cornija e cruz de pedra no vértice.

A fachada delimitada por pilastras apresenta um rasgo do portal em mármore e em moldura reta e cornija saliente encimado por um janelão com moldura de mármore, para iluminação da nave.

Igreja Paroquial de Barbacena
Igreja Paroquial de Barbacena

A torre sineira localizada à direita tem dois registos, sendo o inferior liso e delimitado por pilastras e o superior apresenta um vão da sineira, com um remate de cornija em coruchéu.

O anexo à esquerda, mais recuado, apresenta-se liso rematado por beirado do telhado.

É uma construção de nave única, capela-mor e sacristia.

Localização

Este ponto está situado na localidade Barbacena, na freguesia Barbacena e Vila Fernando.

Coordenadas GPS: N 38 57.568' W 007 17.742'  (38.95947, -7.29570)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Castelo de Barbacena

Castelo de Barbacena - Visitar Portugal

(Distância: 164 m NE)
O Castelo de Barbacena remonta ao século XIII, ao tempo de D. Afonso III. Posteriormente D. Manuel, no século XVI, atribui-lhe foral novo e eleva a povoação a concelho, fazendo reconstruir o castelo. Nos séculos seguintes muda de mãos diversas vezes, estando desde 2012 à venda.

Largo da Capela de Nossa Senhora dos Prazeres

Largo da Capela de Nossa Senhora dos Prazeres - Visitar Portugal

(Distância: 11 km W)
Este largo, no centro da aldeia, representa o centro da comunidade, o ponto de encontro dos habitantes da aldeia, tanto em dias de celebrações na capela como em todos os outros dias. A capela, recente, é dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres.

Igreja Paroquial de Santo Aleixo

Igreja Paroquial de Santo Aleixo - Visitar Portugal

(Distância: 11 km W)
Uma construção por volta do século XVIII, tendo a povoação desenvolvido à volta desta, é constituída por nave única, destaca-se a escadaria que antecede a entrada e a sineira no lado direito.

Capela de Santo Aleixo

Capela de Santo Aleixo - Visitar Portugal

(Distância: 12 km W)
Uma capela recente, dedicada a Santo Aleixo, que está situada nos limites oeste da localidade, em que se destaca a cor branca das paredes. Na frente da igreja, onde se abre a porta principal, existe um pequeno alpendre e uma cruz na parede ao lado.

Polidesportivo de Santo Aleixo

Polidesportivo de Santo Aleixo - Visitar Portugal

(Distância: 12 km W)

Aqueduto da Amoreira

Aqueduto da Amoreira - Visitar Portugal

(Distância: 14 km SE)
Em 1537, no reinado de D. João III, designou o arquiteto Francisco de Arruda para executar o aqueduto de Elvas, começando as obras neste mesmo ano. Interrompidas as obras entre 1547 e 1571, e de novo entre 1580 e 1610, foi finalmente terminado em 1622 com a fonte definitiva.

gif