O Palácio de Belém, atualmente a residência Oficial do Presidente da República, foi construído em 1559 por D. Manuel de Portugal, filho de D. Francisco de Portugal, 1.º Conde de Vimioso.

No século XVIII D. João V comprou o palácio ao conde de Aveiras e fez modificações radicais.

No dia 1 de novembro de 1755, quando ocorreu o terramoto que devastou Lisboa, o rei D. José I e a família estavam a passear por Belém aproveitando o dia feriado. Tendo sobrevivido e receando novos sismos, refugiaram-se em tendas nos terrenos deste palácio. O interior estava a ser utilizado como hospital.

Desta forma, o palácio entrou no património da Casa Real.

Local para os Convidados

Enquanto duravam as obras no Palácio das Necessidades, D. Maria II habitou aqui durante alguns anos. A partir do reinado de D. Luís I o Palácio de Belém passou a receber os convidados oficiais, entre eles a Rainha Isabel II de Espanha.

Primeira Residência Oficial

Em 22 de maio de 1886 o Palácio de Belém foi residência oficial dos Príncipes D. Carlos, Duque de Bragança e sua esposa D. Amélia. Foi aqui que nasceram os dois filhos do casal real, D. Luís Filipe e D. Manuel II.

Quando D. Carlos subiu ao trono entenderam que este Palácio não tinha a dimensão suficiente, preferindo então o Palácio das Necessidades. O Palácio de Belém voltou à sua função de residência dos convidados estrangeiros.

Picadeiro Real

O Picadeiro Real foi transformado, por ordem da Rainha D. Amélia, em Museu dos Coches Reais, o que manteve até 2015, qando foi mudado para as novas instalações.

Residência Oficial

O Palácio de Belém foi designado residência oficial do Presidente da República em 1912.

Render da Guarda

No terceiro domingo de cada mês ocorre em frente do Palácio o solene render da Guarda que serve o Presidente da República.

Classificação

Em 29 de Março de 2007 foi classificado como Monumento Nacional.

Localização

Este ponto está situado na localidade Belém, na freguesia Belém.

Coordenadas GPS: N 38 41.858' W 009 12.078'  (38.69763, -9.20130)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Museu da Presidência da República

Museu da Presidência da República - Visitar Portugal

(Distância: 35 m S)
O Museu da Presidência da República situa-se, desde 2004, nas antigas cocheiras do Palácio Nacional de Belém.

Jardim Vasco da Gama

Jardim Vasco da Gama - Visitar Portugal

(Distância: 123 m S)
Este jardim, situado próximo da Praça do Império, foi construído na década de 1980 num projeto do arquiteto António Saraiva.

Jardim Afonso de Albuquerque

Jardim Afonso de Albuquerque - Visitar Portugal

(Distância: 205 m SE)
O Jardim Afonso de Albuquerque é um jardim situado ao lado do Jardim Vasco da Gama ao longo do rio Tejo e junto da Praça do Império.

Museu Nacional dos Coches

Museu Nacional dos Coches - Visitar Portugal

(Distância: 236 m SE)
O Museu Nacional dos Coches, uma exposição de uma importante coleção de coches e carruagens reais, foi criado em 1905 no antigo Picadeiro do Palácio Real de Belém, em Lisboa.

Jardim da Praça do Império

Jardim da Praça do Império - Visitar Portugal

(Distância: 364 m SW)
O Jardim da Praça do Império é um jardim situado entre o Mosteiro dos Jerónimos, o Centro Cultural de Belém e o Rio Tejo.

Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos - Visitar Portugal

(Distância: 378 m W)
O Mosteiro dos Jerónimos ou Mosteiro de Santa Maria de Belém foi começado a construir no início do século XVI, pertencente à Ordem de São Jerónimo.

Centro Cultural de Belém

Centro Cultural de Belém - Visitar Portugal

(Distância: 569 m W)
A construção do Centro Cultural de Belém foi iniciada em setembro de 1988 e concluída em setembro de 1992, com a finalidade de ter, em 1992, a presidência portuguesa da União Europeia.

Padrão dos Descobrimentos

Padrão dos Descobrimentos - Visitar Portugal

(Distância: 575 m SW)
Esta escultura foi construída em estafe por ocasião da Exposição do Mundo Português de 1940 e refeito em betão armado e pedra entre 1958 e 1960.

Museu da Marinha

Museu da Marinha - Visitar Portugal

(Distância: 591 m W)
O museu foi criado em 1863 quando o rei D. Luís determinou que fosse feita uma colecção de objetos relacionados com a atividade marítima portuguesa.

Igreja da Memória

Igreja da Memória - Visitar Portugal

(Distância: 603 m N)
A construção da Igreja da Memória, ou Igreja de Nossa Senhora do Livramento e de São José, foi iniciada em 1760. Foi fundada por D. José I como agradecimento por ser salvo de uma tentativa de assassínio naquele local, em 1758.

gif