Pelourinho de Azambuja
Pelourinho de Azambuja
Com dois forais atribuídos, Azambuja tem o seu primeiro no ano de 1272 conseguindo o segundo só em 1513.
Pelourinho de Azambuja
Pelourinho

É com este segundo foral que a vila vê erguer-se o pelourinho, que se situa na Praça do Município, em frente à Igreja Matriz e com o edifício da Câmara Municipal no lado oposto.

Descrição

Ergue-se sobre um soco de três degraus octogonais, sobre a qual se levanta a base, coluna, capitel e remate. A base é oitavada e sustenta o fuste de secção circular de dois troncos ornados com caneluras helicoidais preencidas com florões.

A coluna é decorada a meia altura por um duplo anel moldurado unindo os dois troncos. O capitel é ornamentado com folhas de acanto e assente numa moldura poligonal, com um brasão em cada face, apresentando a heráldica régia e concelhia. É rematado por um cone liso. De realçar os ferros de sujeição situados por cima do brasões do capitel.

Classificação

Está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Este ponto está situado na localidade Azambuja, na freguesia Azambuja.

Coordenadas GPS: N 39 04.143' W 008 52.106'  (39.06905, -8.86843)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Câmara Municipal de Azambuja

Câmara Municipal de Azambuja - Visitar Portugal

(Distância: 18 m SE)
Situado na Praça do Município, este edifício representa o concelho que tem a sua história desde o século III a.C., quando os romanos invadiram a Península Ibérica.

Igreja Matriz de Azambuja

Igreja Matriz de Azambuja - Visitar Portugal

(Distância: 45 m NW)
Com o nome do seu orago de Nossa Senhora da Assunção, teve a sua edificação primitiva no século XIII e uma reconstrução no século XVI após ter sofrido danos consideráveis com o terramoto de 1531.

Painéis Azulejares

Painéis Azulejares - Visitar Portugal

(Distância: 126 m SE)
É muito frequente podermos observar painéis azulejares em muitas estações de caminhos de ferro em Portugal, na sua maioria inativas e em muitas outras activas, como é o caso de Azambuja.

Igreja da Misericórdia de Azambuja

Igreja da Misericórdia de Azambuja - Visitar Portugal

(Distância: 224 m NE)
Das poucas ou talvez a única Igreja da Misericórdia com uma outra denominação, de Espírito Santo, em homenagem aos irmãos que, em 1552, fundaram a Irmandade da Misericórdia de Azambuja.

Vala Real

Vala Real - Visitar Portugal

(Distância: 4 km S)
Atualmente uma das maravilhas naturais que passam pelo Concelho de Azambuja e que se estende até Santarém. Dá-se o nome de Vala Real, uma verdadeira obra feita pelo homem durante o período do reinado de D. José e terminada no reinado de D. Maria I e D. Pedro III.

Palácio das Obras Novas

Palácio das Obras Novas - Visitar Portugal

(Distância: 4 km S)
Este magnífico edifício, que também é conhecido por Palácio da Rainha, encontra-se situado num cenário de encanto natural sendo prestigiado pela não menos famosa Vala Real.

Igreja do Mosteiro da Nossa Senhora das Virtudes

Igreja do Mosteiro da Nossa Senhora das Virtudes - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NE)
Igreja do Mosteiro da Nossa Senhora das Virtudes da Ordem de São Francisco, mais um templo religioso ligado a uma lenda, e neste caso pertencente à Igreja de Nossa Senhora das Virtudes pelo aparecimento de uma imagem de Nossa Senhora a um guardador de vacas.

Palácio dos Condes de Aveiras

Palácio dos Condes de Aveiras - Visitar Portugal

(Distância: 5 km N)
Solar dos Condes de Povolide e Palácio da Quinta da Cerca, são as duas denominações igualmente conhecidas para o edifício situado na Rua 25 de Abril, ou Estrada Nacional 366, quase em frente da Igreja Matriz.

Nora

Nora - Visitar Portugal

(Distância: 5 km N)
Um dos engenhos de obtenção de água e dos primeiros sistemas existentes em Portugal. Baseia-se numa roda para tirar água de poços, cisternas, reservatórios ou outros e que podem ser manobrados por uma ou mais pessoas e também por animais.

Igreja Matriz de Aveiras de Baixo

Igreja Matriz de Aveiras de Baixo - Visitar Portugal

(Distância: 5 km N)
Este pequeno templo religioso situa-se face à estrada nacional, num plano mais elevado, sem qualquer identificação própria, desenvolvendo-se numa planta retangular constituída por nave e capela-mor.

gif