Palácio d´EL Rei
Palácio d´EL Rei
Também conhecido como Paço D. Pedro I, este nome pode mostrar que a sua edificação foi atribuída a este monarca, pelos meados do século XIV.
Paço D. Pedro I
Paço do Rei
Brasão do Rei
Brasão do Rei

Também conhecido como Paço D. Pedro I, é um dos motivos pela qual a sua edificação tem como opinião mais consensual atribuída a este monarca, pelos meados do século XIV, uma vez que não são exatamente conhecidas as origens deste Paço Régio.

No princípio do século XVI o edifício sofreu umas obras com a ampliação dos espaços anteriormente existentes e também o prolongamento destas mesmas obras, abrangendo grande parte da centúria, e que disso são testemunhas alguns portais chanfrados de verga já reta.

Janelas do Paço
Janelas do Paço
Porta Lateral
Porta Lateral
Porta Principal
Porta Principal

Depois de finalizada a reforma de ampliação, o Paço Gótico foi vendido aos Condes de Atouguia que aqui passaram a residir, presumindo-se que estes senhores tenham efetuado obras, espelhadas no portal principal do pátio. Desde então, o paço foi perdendo importância ao longo da época moderna, vindo a sofrer já no século XVIII um processo de confiscação dos bens dos Condes.

É de referir que este paço está envolvido na história amorosa entre D. Pedro I e D. Inês de Castro.

Localização

Este ponto está situado na localidade Serra dEl-Rei, na freguesia Serra dEl-Rei.

Coordenadas GPS: N 39 19.843' W 009 16.357'  (39.33072, -9.27262)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja de São Sebastião

Igreja de São Sebastião - Visitar Portugal

(Distância: 137 m E)
Também conhecida como Igreja Paroquial de Serra D´El Rei, está situada no centro da pequena vila desde o século XVII, seguindo por isso um estilo maneirista.

Igreja de Santa Bárbara

Igreja de Santa Bárbara - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
Existe há cerca de 600 anos esta igreja de Santa Bárbara em Reinaldes, mandada construir por D. Pedro I para pagamento de uma promessa.

Capela de Santo António

Capela de Santo António - Visitar Portugal

(Distância: 4 km S)
Uma capela do século XVI, dedicada a Santo António, em que a entrada é antecedida por um alpendre fechado, tem ainda um anexo adossado à parte posterior direita e a pequena sineira lateral na frente da capela.

Igreja Matriz de Paço

Igreja Matriz de Paço - Visitar Portugal

(Distância: 4 km S)
Uma igreja situada próximo do centro da localidade, destaca-se a grande torre sineira sobre o alpendre que antecede a porta principal. A torre é aberta na base e em janelas laterais e frontais, das quais a superior frontal contém o sino.

Cruzeiro de Atouguia da Baleia

Cruzeiro de Atouguia da Baleia - Visitar Portugal

(Distância: 4 km W)
Situado num lugar chamado Coimbrã, este cruzeiro foi erguido no ano de 1525 por um senhor muito devoto chamado de António da Costa.

Capela de Cesaredes

Capela de Cesaredes - Visitar Portugal

(Distância: 4 km SE)
Uma capela recuperada recentemente onde se destaca a torre sineira adossada à direita e a entrada antecedida por um alpendre com porta para a igreja e para a torre.

Fonte de Nossa Senhora da Conceição

Fonte de Nossa Senhora da Conceição - Visitar Portugal

(Distância: 4 km W)
Com mais três títulos como a Fonte Gótica, Fonte do Infante e dos Garfos, com uma data provável de 1313, foi mandada erigir pela Rainha Santa Isabel aquando da sua estadia em Atouguia.

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Igreja Nossa Senhora da Conceição - Visitar Portugal

(Distância: 5 km W)
Passado dez anos da consagração de Portugal a Nossa Senhora da Conceição por D. João IV, Atouguia da Baleia declarou Nossa Senhora como sua protetora. A igreja foi edificada depois de um milagre no ano de 1693.

Igreja Matriz de Atouguia da Baleia

Igreja Matriz de Atouguia da Baleia - Visitar Portugal

(Distância: 5 km W)
Com o nome de São Leonardo, é a única igreja erigida dedicada a este santo, e Atouguia de Baleia a única paroquia com o nome São Leonardo, em Portugal.

Pelourinho de Atouguia da Baleia

Pelourinho de Atouguia da Baleia - Visitar Portugal

(Distância: 5 km W)
O primeiro pelourinho que homenageou a vila de Atouguia foi erguido em 1313 após as três doações de forais, contribuindo assim para que a vila se tornasse no porto mais importante do Reino.

gif