Igreja Nossa Senhora da Conceição
Igreja Nossa Senhora da Conceição
Passado dez anos da consagração de Portugal a Nossa Senhora da Conceição por D. João IV, Atouguia da Baleia declarou Nossa Senhora como sua protetora. A igreja foi edificada depois de um milagre no ano de 1693.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Contudo só mais tarde a igreja foi edificada, e esta deve-se à ocorrência de um milagre no ano de 1693, relacionado com a imagem muito antiga da Nossa Senhora da Conceição.

Por esta razão, e com o apoio da Rainha D. Maria Sofia de Neuburgo e a expensas da Misericórdia local, teve início a construção da igreja, estando as obras concluídas em 1698.

Descrição

A Igreja apresenta uma planta retangular formada de nave única e capela-mor com uma fachada principal ladeada por duas torres sineiras ligadas por arcos de volta perfeita que antecedem o portal, e três janelas do coro em verga reta.

É encimada por uma janela em círculo com remate em frontão contracurvo. As partes laterais também são formadas por arcos de volta perfeita.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição - interior - altar-mor
Igreja de Nossa Senhora da Conceição - altar-mor
Igreja de Nossa Senhora da Conceição - interior - coro

No interior a nave possui um coro-alto apoiado em duas colunas em mármore rosa. Apresenta duas capelas laterais e o arco triunfal que a separa da capela-mor tem no seu retábulo-mor embutidos de mármore finos.

Classificação

Está classificado como Imóvel de Interesse Público

Localização

Este ponto está situado na localidade Atouguia da Baleia, na freguesia Atouguia da Baleia.

Coordenadas GPS: N 39 20.191' W 009 19.534'  (39.33652, -9.32557)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Fonte de Nossa Senhora da Conceição

Fonte de Nossa Senhora da Conceição - Visitar Portugal

(Distância: 117 m E)
Com mais três títulos como a Fonte Gótica, Fonte do Infante e dos Garfos, com uma data provável de 1313, foi mandada erigir pela Rainha Santa Isabel aquando da sua estadia em Atouguia.

Igreja Matriz de Atouguia da Baleia

Igreja Matriz de Atouguia da Baleia - Visitar Portugal

(Distância: 287 m N)
Com o nome de São Leonardo, é a única igreja erigida dedicada a este santo, e Atouguia de Baleia a única paroquia com o nome São Leonardo, em Portugal.

Pelourinho de Atouguia da Baleia

Pelourinho de Atouguia da Baleia - Visitar Portugal

(Distância: 300 m N)
O primeiro pelourinho que homenageou a vila de Atouguia foi erguido em 1313 após as três doações de forais, contribuindo assim para que a vila se tornasse no porto mais importante do Reino.

Cruzeiro de Atouguia da Baleia

Cruzeiro de Atouguia da Baleia - Visitar Portugal

(Distância: 604 m E)
Situado num lugar chamado Coimbrã, este cruzeiro foi erguido no ano de 1525 por um senhor muito devoto chamado de António da Costa.

Igreja de Santa Bárbara

Igreja de Santa Bárbara - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SE)
Existe há cerca de 600 anos esta igreja de Santa Bárbara em Reinaldes, mandada construir por D. Pedro I para pagamento de uma promessa.

Praia da Consolação

Praia da Consolação - Visitar Portugal

(Distância: 3 km W)
Praia da Consolação junto do forte.

Igreja Matriz da Consolação

Igreja Matriz da Consolação - Visitar Portugal

(Distância: 3 km SW)
A Igreja de Nossa Senhora da Consolação está situada no largo e em frente da fortaleza, todos com o mesmo nome. Foi edificada no séc. XVIII perto do local de uma anterior ermida consagrada ao mesmo culto.

Forte da Consolação

Forte da Consolação - Visitar Portugal

(Distância: 3 km SW)
Tendo também o nome de Forte de Nossa Senhora da Consolação, esta fortaleza surgiu no âmbito de reforçar a defesa da enseada de Peniche cruzando fogo com a fortaleza da vila.

Palácio dEl-Rei

Palácio dEl-Rei - Visitar Portugal

(Distância: 5 km E)
Também conhecido como Paço D. Pedro I, este nome pode mostrar que a sua edificação foi atribuída a este monarca, pelos meados do século XIV.

Igreja de São Sebastião

Igreja de São Sebastião - Visitar Portugal

(Distância: 5 km E)
Também conhecida como Igreja Paroquial de Serra D´El Rei, está situada no centro da pequena vila desde o século XVII, seguindo por isso um estilo maneirista.

gif