Paços do Concelho de Miranda do Corvo
Paços do Concelho de Miranda do Corvo
No centro histórico, nomeadamente na praça José Falcão, levanta-se o edifício máximo que representa anos e anos de história.
 

História

Paços do Concelho

No centro histórico, nomeadamente na Praça José Falcão, levanta-se o edifício máximo que representa anos e anos de história. A região mostra sinais que remontam ao período da pré-história, com vestígios em necrópoles de sepulturas existentes no Alto do Calvário.

A história desta vila e o seu desenvolvimento continuam com a edificação de uma fortaleza do século X, que serviu de base para vigiar e defender duas importantes caminhos romanos que faziam as ligações entre Tomar e Coimbra e do interior da península ao ocidente.

Paços do Concelho

Em 1116, o castelo terá sido destruído por uma expedição almorávida, provocando um grande número de mortes e prisioneiros, desconhecendo-se o ano de reconstrução.

No ano de 1136, a vila recebeu o primeiro foral das mãos de D. Afonso Henriques, com a confirmação por D. Afonso II.

O castelo seria referenciado em 1383 quando João Afonso Teles abriu as portas para receber D. João I de Castela, quando este seguia para Lisboa para contestar o Mestre de Avis.

Contudo a construção foi-se arruinando com o decorrer dos tempos e, em 1799, deu-se conta de que um aluimento acabara com o que restava do castelo, acabando as pedras a servir para construções próprias e renovação de pontes.

Paços do Concelho

Novamente o concelho e a vila foram palcos, recebendo todo o protagonismo, quando por aqui passou a terceira Invasão Francesa, devido à sua localização, permitindo uma linha estratégica de movimentação dos exércitos.

Muita história passou por esta vila, dando-lhe uma contribuição importante no desenvolvimento e na afixação populacional, segundo o registo dos censos. Em 1864 dava conta de 10.453 habitantes e atualmente está com uma população de cerca de 14.000 habitantes.

Descrição

Edifício de planta retangular, de dois pisos e três panos.

O pano central é formado por duas portas idênticas para aceder ao piso térreo, de moldura em arco perfeito, encimado por uma pequena sacada de guarda em pedra a abrangendo duas janelas em moldura retangular. É finalizada por um brasão em relevo com a esfera armilar.

Nos dois panos e no restante edifício, as aberturas nos dois pisos são em moldura reta.

Localização

Este ponto está situado na localidade Miranda do Corvo, na freguesia Miranda do Corvo.

Coordenadas GPS: N 40 05.577' W 008 19.971'  (40.09295, -8.33285)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Pelourinho de Miranda do Corvo

Pelourinho de Miranda do Corvo - Visitar Portugal

(Distância: 11 m SW)
Datado do séc. XVI, aquando do Foral Novo à vila por D. Manuel em 1514, foi esculpido num material diferenciado dos outros exemplares manuelinos, a pedra de Ançã.

Capela de Nossa Senhora da Boa Morte

Capela de Nossa Senhora da Boa Morte - Visitar Portugal

(Distância: 123 m NW)
Inicialmente denominada como Capela de São Cristóvão, teve a sua edificação no séc XVI. Viria a ser instituída a Irmandade da Senhora da Boa Morte em 1732.

Capela de São Sebastião

Capela de São Sebastião - Visitar Portugal

(Distância: 135 m S)
Entalado por casas de habitação, este pequeno templo religioso tem como referência o nome do Mártir de São Sebastião, encontrando-se numa das principais ruas da vila.

Igreja Matriz de Miranda do Corvo

Igreja Matriz de Miranda do Corvo - Visitar Portugal

(Distância: 178 m W)
A atual Igreja Matriz, datada do século XVIII, remonta-nos ao período anterior à nacionalidade, sofrendo uma reconstrução no século XIV, de não restou qualquer vestígio artístico.

Castelo de Miranda do Corvo

Castelo de Miranda do Corvo - Visitar Portugal

(Distância: 263 m W)
Neste ponto mais alto da vila de Miranda do Corvo existiu uma construção fortificada do séc. X, e que estaria referenciada em documentos no Mosteiro do Lorvão.

Santuário de Nossa Senhora da Piedade

Santuário de Nossa Senhora da Piedade - Visitar Portugal

(Distância: 4 km SE)
Este lugar transformou-se num santuário e num verdadeiro palco de peregrinações e romarias, a partir do séc. XVI, quando foi edificada a capela.

Capela de Cheira

Capela de Cheira - Visitar Portugal

(Distância: 5 km SW)

Capela de São Domingos

Capela de São Domingos - Visitar Portugal

(Distância: 6 km SW)

Parque Infantil de Cerejeiras

Parque Infantil de Cerejeiras - Visitar Portugal

(Distância: 6 km S)

gif