Igreja da Misericórdia de Góis

 

Já quase no declinar do séc. XVI, nomeadamente em 1598, a Igreja da Misericórdia foi fundada com a contribuição do povo, entretanto com muitas alterações.

Origem da Igreja

Igreja da Misericórdia
Igreja da Misericórdia

Já quase no declinar do séc. XVI, nomeadamente em 1598, a Igreja da Misericórdia foi fundada com a contribuição do povo. Sofreu bastantes alterações que transformou a original, não se sabendo contudo ao certo as datas e tipos de alterações.

Próximo da cisterna e fontanário do Pombal no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira, este edifício que teve a sua edificação no séc. XVI acaba por se transformar num edifício do séc XIX.

Exterior e Fachada

Igreja da Misericórdia
Lateral
Igreja da Misericórdia
Frontal

Orientada numa planta longitudinal, é formada por uma nave única e capela-mor semicircular. À direita está adossada a Casa do Despacho e a sacristia.

Com uma fachada atípica, não muito comum nos templos religiosos da Irmandade, tem na sua fachada central a porta em verga de arco perfeito encimada pelo brasão da Misericórdia. Por cima uma janela redonda, um relógio e, a finalizar, uma sineira.

Interior

Igreja da Misericórdia - interior
Altar-mor
Igreja da Misericórdia - interior
Coro

O interior é de uma simplicidade, apresentando um coro-alto e duas varandas a ladear em todo o comprimento da nave.

Capela-mor

Igreja da Misericórdia
Nossa Senhora
da Conceição

O arco triunfal separa-a da capela-mor semicircular, e apresenta duas imagens em madeira. A mais pequena é de Santa Rita, do séc. XVI. Ao centro, em cima do altar, está a imagem de Nossa Senhora da Conceição do séc. XVIII.

Localização

Coordenadas GPS:
- DD.DDDDDº:     40.15443º  -8.11018º
- DDº MM.MMM':  N 40º 09.266'  W 008º 06.611'
- DDº MM' SS":    N 40º 9' 15.96"  W 008º 6' 36.66"

Temas / Tags

Igreja e Hospital da Misericórdia



Góis, , por:



Temas