Pelourinho de Buarcos
Pelourinho de Buarcos
O Pelourinho de Buarcos, igualmente conhecido como o Pelourinho de Baixo, obteve dois forais em que o primeiro foi atribuído em 1342.
Pelourinho de Buarcos

Buarcos entra na lista dos casos inéditos em Portugal ao possuir dois pelourinhos. Atualmente o território que constitui Buarcos é formado por duas pequenas e antiquíssimas localidades que remontam ao tempo de D. Afonso Henriques. Elas chamam-se de Buarcos (zona baixa) e Redondos (zona alta) que, pela ordem natural da história, acabaram por se juntar.

Sendo assim, o Pelourinho de Buarcos, igualmente conhecido como o Pelourinho de Baixo, obteve dois forais em que o primeiro se deu em 1342, entregue por D. Afonso IV, e o segundo entregue por D. Manuel I em 1516.

Não foi o pelourinho logo edificado, ao contrário do que é habitual, mas conseguiu chegar ao estatuto de Concelho. Estatuto este que mais tarde, em 1771, perdeu para a sua vizinha Figueira da Foz no momento da elevação desta a vila. Em 1794 foi acrescentada à então vila de Redondos, ficando a ser chamada de Buarcos e Redondos.

Descrição

Pelourinho de Buarcos

O pelourinho ergue-se numa plataforma de três degraus, sendo o térreo circular e os dois superiores octogonais com faces côncavas. O fuste, cilíndrico e liso, tem uma pequena base circular seguido de um anel pouco saliente.

O capitel dórico é formado por equino e ábaco, formando assim a base do remate. Este é formado por um prisma retangular encimado por uma cúpula entre quatro pequenos pináculos a rematar os ângulos do prisma. Numa destas faces está o brasão de Buarcos.

Classificação

Está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Este ponto está situado na localidade Figueira da Foz, na freguesia Buarcos e São Julião.

Coordenadas GPS: N 40 09.886' W 008 52.680'  (40.16477, -8.87800)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja da Misericórdia de Buarcos

Igreja da Misericórdia de Buarcos - Visitar Portugal

(Distância: 70 m N)
A Igreja da Misericórdia foi erigida no século XVI por D. Manuel I. Do original resta apenas a estrutura geral e outros poucos elementos.

Fortaleza de Buarcos

Fortaleza de Buarcos - Visitar Portugal

(Distância: 128 m W)
Esta estrutura militar pertencente ao reinado de D. João I (1385-1433), foi doado por este ao seu filho D. Pedro, tendo este mandado acrescentar dois baluartes à fortaleza, dotando-as de peças de artilharia.

Capela de Nossa Senhora da Conceição

Capela de Nossa Senhora da Conceição - Visitar Portugal

(Distância: 130 m W)
Capela de Nossa Senhora da Conceição, assim chamada depois da consagração do Reino de Portugal por D. João IV.

Pelourinho de Redondos

Pelourinho de Redondos - Visitar Portugal

(Distância: 140 m NE)
O pelourinho ergue-se sobre uma alta plataforma circular com dois degraus degastados octogonais com faces côncavas e de rebordo.

Igreja de São Pedro de Buarcos

Igreja de São Pedro de Buarcos - Visitar Portugal

(Distância: 155 m NW)
Ficou assim a ser chamada depois do templo primitivo do século XV ter sido arruinado em consequência do terramoto de 1755.

Teatro da Trindade

Teatro da Trindade - Visitar Portugal

(Distância: 162 m N)
Contrariamente ao indicado na fachada, o Teatro da Trindade foi edificado no ano de 1910, devendo-se a um republicano convicto e possuidor de uma grande fortuna, Fernando Augusto Soares.

Torre de Redondos

Torre de Redondos - Visitar Portugal

(Distância: 243 m N)
Com uma parecença de um obelisco ou pirâmide, foi no que se tornou a Torre de Redondos ou o que resta de um castelo medieval.

Fotos das Praias

Fotos das Praias - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SE)
Fotos das praias da Figueira da Foz, praia da Claridade, Avenida do Brasil e Buarcos

Praias da Figueira da Foz

Praias da Figueira da Foz - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SE)
São onze as praias que dão o nome à cidade da Figueira da Foz. Cidade marítima conhecida pelos seus longos e extensos areais.

Forte de Santa Catarina

Forte de Santa Catarina - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SE)
Devido à posição da Figueira e para proteção da barra do Rio Mondego, foi requerido ao Rei D. Filipe I a construção de uma fortaleza.

gif