Mosteiro de Santa Cruz
Mosteiro de Santa Cruz
Situado no exterior das muralhas, o Mosteiro de Santa Cruz foi considerado como o mais importante edifício monástico nos primeiros tempos da Monarquia Portuguesa.
 

História

Convento de Santa Cruz
Convento de
Santa Cruz
Convento Sta Cruz - porta
Porta
Convento Sta Cruz - interior - altar-mor
Altar-mor
Convento Sta Cruz - interior - órgão de tubos
Orgão de
Tubos
Convento Sta Cruz - coro
Coro-alto

Com esta titularidade, o mosteiro viria a usufruir de benefícios papais e doações régias, com o que acumulou um património considerável, e ao mesmo tempo a sua posição no plano político e cultural do país.

Convento Sta Cruz - interior - azulejos
Azulejos
Convento Sta Cruz - interior - azulejos
Azulejos
Convento Sta Cruz - interior - azulejos
Azulejos
Convento Sta Cruz - interior - batistério
Batistério

Foi fundado pela Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho em 1131, com o apoio de D. Afonso Henriques e do seu filho D. Sancho I, sendo estes mais tarde sepultados no mosteiro. A construção só teve a sua finalização quase cem anos depois.

Do primitivo mosteiro românico já pouco resta, uma vez que nos séculos posteriores esta instituição monástica viria a sofrer campanhas reformadoras, das quais a principal e a que conferiu o aspeto atual se realizou na primeira metade do século XVI com D. Manuel, que assumiu a tutela do cenóbio.

Descrição

Convento Sta Cruz - altar lateral
Altar lateral
Convento Sta Cruz - altar lateral
Altar lateral
Convento Sta Cruz - altar-mor
Altar-mor

O elemento mais notável da obra quinhentista, sendo construída em duas fases sucessivas, é espelhado no seu portal com os robustos torreões e contrafortes em quilha.

Os túmulos dos dois primeiros reis de Portugal foram transferidos para a capela-mor em 1530. O interior também alterado, com o abobadamento da nave e o coro-alto, em 1530 com a sua abóbada estrelada. O coro-alto tem um cadeiral manuelino, nota de referência. Também o púlpito renascentista merece destaque mitológico e iconográfico.

Em 2003 o Mosteiro de Santa Cruz, como o Mosteiro dos Jerónimos e o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, receberam o estatuto de Panteão Nacional, que já estava atribuído ao primeiro Panteão, da Igreja de Santa Engrácia.

Classificação

Também este mosteiro está desde 1910 considerado como Monumento Nacional.

Localização

Este ponto está situado na localidade Coimbra, na freguesia Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu).

Coordenadas GPS: N 40 12.653' W 008 25.742'  (40.21088, -8.42903)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Café de Santa Cruz

Café de Santa Cruz - Visitar Portugal

(Distância: 9 m SE)
Sendo Coimbra formada por tantos e maravilhosos edifícios, o café de Santa Cruz é sem dúvida uma das jóias da cidade. Situado no Largo Oito de Maio, paredes meias com a igreja do mesmo nome, este edifício foi edificado em 1530 para servir de apoio à igreja.

Praça 8 de Maio

Praça 8 de Maio - Visitar Portugal

(Distância: 14 m NW)
Esta praça deve o seu nome ao dia em que, em 1834, entraram na cidade as tropas liberais do Duque da Terceira.

Paços do Concelho de Coimbra

Paços do Concelho de Coimbra - Visitar Portugal

(Distância: 22 m N)
Até à Praça Oito de Maio, o edifício dos Paços do Concelho conheceu vários locais desde a Idade Média, nomeadamente o primeiro edifício localizava-se em frente da fachada da Sé Velha.

Capela de Nossa Senhora da Vitória

Capela de Nossa Senhora da Vitória - Visitar Portugal

(Distância: 62 m SE)
Situada na parte histórica da cidade, extra cerca, na rua Corpo de Deus, está incorporada na chamada Judiaria Velha. Templo religioso edificado em 1360, com caraterísticas arquitetónicas gótica e barroca, foi remodelada em 1780.

Fonte da Manga

Fonte da Manga - Visitar Portugal

(Distância: 119 m NE)
De momento a fonte é o elemento de destaque, todavia esta enquadrava-se num espaço que, desde o século XVI, completava o quadro dos antigos claustros do Mosteiro de Santa Cruz.

Igreja da Misericórdia de Coimbra

Igreja da Misericórdia de Coimbra - Visitar Portugal

(Distância: 132 m SE)
A Igreja da Misericórdia de Coimbra, também designada como Igreja e Claustro do Colégio Novo, ou Colégio de Santo Agostinho, foi edificada com o propósito de albergar os colegiais da Congregação de Santa Cruz.

Torre do Anto

Torre do Anto - Visitar Portugal

(Distância: 134 m SE)
No início do século XVI a Torre de Anto deixou a sua função defensiva e foi transformada em unidade habitacional, juntamente com as construções anexas.

Igreja de São Tiago

Igreja de São Tiago - Visitar Portugal

(Distância: 163 m S)
Este templo de São Tiago ou Santiago pertence à Alta Idade Média, sendo contudo desconhecida a verdadeira data de construção, prolongando-se até agora como objeto de discussão.

Paço de Sobre-Ribas

Paço de Sobre-Ribas - Visitar Portugal

(Distância: 179 m S)
Com várias denominações, como Paço de Sub-Ripas, o paço é o resultado de sucessivas remodelações quinhentistas em casas, constituindo o que hoje é conhecida como a Casa do Arco ou de Cima.

Praça do Comércio

Praça do Comércio - Visitar Portugal

(Distância: 196 m S)
Começou como Praça Velha, seguido de praça de São Bartolomeu, nome para que a igreja contribuiu, e finalmente a Praça do Comercio devido à intensa atividade comercial que ali se verificava.

gif