Pelourinho de Bragança
Pelourinho de Bragança
D. Sancho I privilegia a povoação concedendo-lhe o foral no ano de 1187, seguindo-lhe um segundo foral, desta vez concedido por D. Manuel em 1514, com a construção do Pelourinho.
Pelourinho de Bragança
Pelourinho
Pelourinho de Bragança
Muralha

Um Pelourinho que faça parte da vida quotidiana de uma povoação, representava para esta mesma uma dádiva dos Monarcas de então por razões mais variadas como o poder político, económico ou territorial.

No caso de Bragança corresponde à sua situação geográfica, mostrando-nos que esta região foi habitada desde o tempo do Paleolítico, havendo por isso indícios desde esses tempos, como é o caso da base deste Pelourinho, representando um monumento proto-histórico.

História

Com uma situação geográfica difícil mas privilegiada, a longa história da cidade vai provocar sucessivos povoamentos e arrasamentos até que, com D. Sancho I, estes reveses vão acabar privilegiando a povoação, concedendo-lhe o foral. Assim aconteceu no ano de 1187, seguindo-lhe um segundo foral, desta vez concedido por D. Manuel em 1514.

Como habitualmente acontecia a qualquer povoação que lhe fosse concedido o foral, a construção do Pelourinho era inevitável. Contudo, neste caso, a existência de um outro mais antigo prevaleceu, possivelmente do século XIII, e que ainda hoje resiste em pé ao lado do Castelo.

Descrição

Situado intra-muros da Cidadela, levanta-se sobre um soco de quatro degraus octogonais, de rebordo boleado.

Pelourinho de Bragança - Porca
Pelourinho - Porca
Pelourinho de Bragança - Capitel
Pelourinho - Capitel

Tem a seguir a sua maior particularidade, uma figura proto-histórica, como base, denominada de berrão (ou porca, frequente no Nordeste Transmontano), e sobre esta uma coluna cilíndrica e lisa, com mais de seis metros de altura.

O capitel, um largo anel cilíndrico, de onde irrompem quatro braços em cruz. Finalmente, sobre o capitel apresenta-se uma grande figura de bocarra aberta, servindo um brasão, apresentando entre as suas quatro patas em garra, em que de um lado vê-se as cinco quinas e do outro um castelo.

Classificação

Este, como todos os outros monumentos existentes neste largo, está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Localização

Este ponto está situado na localidade Bragança, na freguesia Sé, Santa Maria e Meixedo.

Coordenadas GPS: N 41 48.253' W 006 44.973'  (41.80422, -6.74955)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Castelo de Bragança

Castelo de Bragança - Visitar Portugal

(Distância: 42 m NE)
O Castelo de Bragança está situado no interior da Cidadela. Construído sobre uma primitiva fortificação, foi erguido no reinado de D. Afonso Henriques.

Igreja de Santa Maria

Igreja de Santa Maria - Visitar Portugal

(Distância: 66 m SE)
Situada intra-muros da Cidadela de Bragança, foi edificada no século XVII e também é conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Sardão.

Domus Municipalis

Domus Municipalis - Visitar Portugal

(Distância: 83 m SE)
Sendo o ex-libris da cidade de Bragança, é também o Monumento mais emblemático, único e insólito existente em Portugal da era românica, conferindo uma caraterística sem paralelo sobre a arquitetura medieval no País.

Cidadela de Bragança

Cidadela de Bragança - Visitar Portugal

(Distância: 102 m W)
Uma cidade dentro de outra com quase 900 anos de diferença. A cidade dos primórdios a Nacionalidade iniciou-se e reforçou-se, tornando-se na cidade de hoje.

Convento e Igreja de São Francisco

Convento e Igreja de São Francisco - Visitar Portugal

(Distância: 129 m NE)
Não se sabendo o ano exacto deste conjunto de São Francisco, é certo que pertence ao século XIII, de um estilo românico, vindo a sofrer obras no século XVII.

Igreja de São Bento

Igreja de São Bento - Visitar Portugal

(Distância: 150 m NW)
O Convento foi fundado em 1590, a mando de uma dama nobre brigantina, utilizando as suas casas e da qual subsiste o brasão de armas no exterior da Igreja.

Igreja de São Vicente

Igreja de São Vicente - Visitar Portugal

(Distância: 282 m NW)
A Igreja de São Vicente, dos templos religiosos mais emblemáticos da cidade, foi palco de dois acontecimentos históricos, o secreto casamento de D. Pedro I e Dona Inês de Castro e a partida da oposição às Invasões Francesas.

Museu Abade de Baçal

Museu Abade de Baçal - Visitar Portugal

(Distância: 328 m NW)
A funcionar desde 1915, instalado no antigo edifício do antigo Paço Episcopal de Bragança, este museu mostra coleções de arte sacra, arqueologia, ourivesaria, pintura. Destaca-se as obras de José Malhoa, Abel Salazar e Almada Negreiros.

Igreja da Misericórdia

Igreja da Misericórdia - Visitar Portugal

(Distância: 509 m NW)
A fundação da Santa Casa da Misericórdia de Bragança decorreu no ano de 1518, e fundou-se também uma Igreja dedicada ao Espírito Santo.

Convento e Igreja de Santa Clara

Convento e Igreja de Santa Clara - Visitar Portugal

(Distância: 533 m NW)
O aparecimento do Convento na cidade de Bragança teve as mesmas razões de outros conventos, o acolhimentos das filhas dos senhores mais abastados da cidade.

gif