Convento de Santa Clara
Convento de Santa Clara
Foi um dos conventos mais ricos de Guimarães, instituído no século XVI pelo Cónego Mestre Escola da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira.
Convento de Santa Clara

A meio da rua principal que liga o Castelo ao Largo de Santiago, a rua de Santa Maria, situa-se à esquerda no sentido descendente o Convento de Santa Clara que teve a sua edificação no século XVI, mais concretamente no ano de 1559. A edificação deveu-se ao Cónego Mestre-Escola da Colegiada de Nossa Senhora de Oliveira.

Três anos foi quanto demorou a construção do convento, permitindo nesse mesmo ano, precisamente no dia de Santa Clara, a entrada das religiosas, das quais D. Helena da Cruz se tornou abadessa. No século XVI o convento sofre obras de reedificação da capela-mor e do chafariz dos claustros e, no século XVIII, sofre as maiores obras, como na capela-mor com o enriquecimento da talha dourada e quadros a óleo, a construção do claustro, a fachada principal e uma nova portaria.

Considerado como um dos conventos mais ricos de Guimarães, sofreu como todas as Ordens Religiosas o encerramento com a extinção das Ordens Religiosas em 1834, sendo que a última religiosa deixou o convento em 1891 por falecimento.

O destino do convento começa dois anos depois por ser cedido à Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, que aí instala o Seminário com o mesmo nome com adaptação do edifício, levando à destruição da portaria e do mirante orientado a norte.

Segue-se a transformação para Liceu Nacional de Guimarães, e depois para Escola Industrial de Guimarães. Finalmente, e a partir de 1968, a Câmara Municipal de Guimarães instala-se no edifício até agora.

Descrição

Edifício de arquitetura Barroca, apresenta-se transversalmente com a fachada principal, orientada para poente, dividida em três panos por pilastras, formada por um pano central e dois laterais.

O pano central é formado por cornija de separação de registos, possuindo o portal com acesso ao interior, em arco abatido, com a pedra de armas da Ordem. Está enquadrado por pilastras com querubim e modilhão, que suporta o acrotério com guerreiros, de composição de cabeças humanas e conchas, junto dos pés, a enquadrar a grande edícula com a imagem pétria de Santa Clara.

Esta está ladeada por pilastras cariátides, de ordem jónica e encimadas por anjos que suportam o remate em cornija destacada nos extremos.

Localização

Este ponto está situado na localidade Guimarães, na freguesia Oliveira, São Paio e São Sebastião.

Coordenadas GPS: N 41 26.659' W 008 17.550'  (41.44432, -8.29250)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Praça de São Tiago

Praça de São Tiago - Visitar Portugal

(Distância: 121 m SW)
Pelo que reza a história, a estátua da Virgem Santa Maria foi trazida para Guimarães pelo Apóstolo São Tiago para um templo pagão existente num largo, que mais tarde viria a chamar-se Praça de Santiago.

Antigos Paços do Concelho

Antigos Paços do Concelho - Visitar Portugal

(Distância: 142 m S)
Situada no núcleo histórico de Guimarães, com a fachada principal para o Largo da Oliveira, a sua edificação iniciou-se no reinado de D. João I no séc. XIV, com uma remodelação no século XVIII.

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira - Visitar Portugal

(Distância: 154 m S)
Foi mandada reedificar por D. João I, em finais do século XIV, pelo voto que este Rei fez à Virgem da Oliveira, pela sua vitória na Batalha de Aljubarrota.

Padrão do Salado

Padrão do Salado  - Visitar Portugal

(Distância: 165 m S)
Padrão do Salado é um monumento comemorativo em estilo gótico, mandado edificar por D. Afonso IV pela vitória na Batalha do Salado travada em 1340.

Paço dos Duques de Bragança

Paço dos Duques de Bragança - Visitar Portugal

(Distância: 270 m N)
Datado do século XV e mandado edificar por D. Afonso, futuro Duque de Bragança, filho bastardo de D. João I, veio servir de residência do próprio e da sua segunda mulher, D. Constança de Noronha.

Capela de São Miguel

Capela de São Miguel - Visitar Portugal

(Distância: 341 m N)
Construção do início do século XII, mandado pelo Conde D. Henrique, de estilo românico de construção arquitetónica simples e de pequenas dimensões.

Largo do Toural

Largo do Toural - Visitar Portugal

(Distância: 373 m SW)
A partir do século XVII, foi o primeiro largo existente extramuros, junto da porta principal da vila, onde começaram a realizar comercio de bovinos e outros produtos.

Igreja do Convento de Santo António dos Capuchos

Igreja do Convento de Santo António dos Capuchos - Visitar Portugal

(Distância: 380 m N)
Situada em plena colina sagrada, ocupa espaço do edifício construído como convento no século XVII, mais tarde transformado em Hospital.

Igreja de São Pedro

Igreja de São Pedro - Visitar Portugal

(Distância: 393 m SW)
Situada no Largo do Toural, a Igreja de São Pedro veio complementar a necessidade de um templo religioso de que a Irmandade com o mesmo nome fosse proprietária.

Chafariz do Carmo

Chafariz do Carmo - Visitar Portugal

(Distância: 396 m SW)
Situado no Jardim ou Largo do Carmo, o Chafariz Renascentista, do séc. XVI, com três taças, enquadra-se com os Palácios e Convento do Carmo.

gif